Luisa Mell denuncia retirada de cavalos-marinhos do mar em Jericoacoara

A ambientalista disse que empresas de turismo da região “exploram'' esses animais para exibição aos turistas.

Luisa Mell denuncia retirada de cavalos-marinhos do mar em Jericoacoara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ambientalista Luisa Mell usou as redes sociais para denunciar que cavalos-marinhos estão sendo retirados do mar no Parque Nacional de Jericoacoara, na costa oeste do Ceará, para serem exibidos a turistas durante passeios. Vídeos mostram os animais dentro de potes de vidro. As informações são do g1.

"São animais super sensíveis, o simples tocar pode remover o muco de sua pele, que é uma proteção natural, prejudicando muito a saúde do animal. E imagine o stress de ser retirado da água. Pelo amor de Deus, deixem os animais em paz", escreveu Luisa, na mensagem.

A mensagem, postada na sexta-feira (11), reproduz um vídeo do representante do abrigo para animais São Lázaro, em Fortaleza, Apollo Maychrovicz, com crítica ao manuseio dos cavalos-marinhos.

Luisa Mell denuncia retirada de cavalos-marinhos do mar em Jericoacoara (Foto: Reprodução)

A ambientalista disse que empresas de turismo da região "exploram'' esses animais. A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, informou que esse tipo de atividade "não está sob jurisdição municipal" sendo de competência exclusiva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Governo Federal.

A prefeitura também disse que não foi concedida qualquer licença ou autorização municipal e que vai apurar a denúncia e notificar os responsáveis para que tomem providências.

'Condutores habilitados'

O ICMBio, por sua vez, afirma que os passeios que envolvem cavalos-marinhos no Parque Nacional de Jericoacoara só podem ser realizados por condutores habilitados pelo instituto. "A instituição promove cursos de capacitação para correto manejo destes animais e as infrações ocorridas são devidamente apuradas", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES