Mãe cria linha de bonecas com deficiência e gera representatividade

Clare Tawell decidiu usar seu tempo livre para criar versões inclusivas para sua filha de 4 anos, que usa aparelhos auditivos.

Mãe cria linha de bonecas com deficiência e gera representatividade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brinquedos e brincadeiras constituem uma parte bastante importante da vida infantil, e já faz algum tempo que se discute a questão da representatividade nesse contexto também. Um caso relativamente recente que chamou muita atenção foi o do super-herói Pantera Negra, que conquistou crianças por todo o mundo. As informações são do Mega Curioso.

Mas as etnias não são o único ponto; infelizmente, também não existem muitas opções de bonecos com deficiências. Foi por isso que a britânica Clare Tawell, de 39 anos, decidiu usar seu tempo livre para criar versões inclusivas. E a motivação é bem pessoal: sua filha de 4 anos usa aparelhos auditivos. “Fiquei muito desanimada quando não consegui encontrar uma boneca, ou qualquer brinquedo, com aparelho auditivo. Senti que a sociedade não a considerava importante”, explica.

Mãe cria linha de bonecas com deficiência e gera representatividade

Ação para transformar

Depois de fazer a primeira boneca e perceber a reação da filha, Clare viu que a ideia deu certo. E não demorou para que famílias de outras crianças com deficiência auditiva a procurassem! Ela criou então a organização sem fins lucrativos Bright Ears UK e já vendeu mais de 2 mil unidades desde 2017.

A iniciativa começou com foco em crianças com deficiência auditiva, porém com o tempo passou a incluir também outras condições que não eram representadas no mundo lúdico. No momento, estão disponíveis brinquedos com tubos de alimentação, bombas de insulina, respiradores, cicatrizes de cirurgias cardíacas, fendas labial e palatina, entre outros.  

Mãe cria linha de bonecas com deficiência e gera representatividade

Clare reforça que seu principal objetivo é contribuir para que as crianças se aceitem: “Quando elas entram em uma loja e só veem brinquedos com características ‘normais’, isso pode realmente afetar sua autoconfiança e autoestima. Quero mudar essa realidade”. Ao que parece, aos poucos tem funcionado. 

Além das famílias, creches e escolas vêm mostrando interesse e adquirindo os bonecos, exatamente para abordar a inclusão em seu cotidiano. “Isso é ótimo porque espero que essas crianças se tornem adultos que não julguem uma pessoa pela aparência”, conclui Clare.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES