Mãe dorme sobre filho e ele morre: veja como não colocar bebê em risco

O laudo da unidade de saúde indica engasgo como a causa da morte.

| Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A morte de um bebê na cidade de Garanhuns, Pernambuco, ganhou repercussão na imprensa e está servindo de alerta aos pais sobre o cuidado com bebês. De acordo com a mãe da criança, ela acordou para amamentar a criança, mas acabou adormecendo. Quando acordou novamente, estava deitada sobre a criança. As informações são do site IG.

O bebê foi levado para o hospital da cidade, mas estava sem vida quando chegou ao local. O laudo da unidade de saúde indica engasgo como a causa da morte da criança. A Polícia Civil está investigando se houve negligência por parte da mãe.

Crédito: Shutterstock

Cuidado com bebês

Cama compartilhada com segurança

Dormir no mesmo ambiente do recém-nascido pode ser algo muito prático para os pais. “No começo, ainda não há uma rotina nas mamadas e ater o bebê no mesmo quarto pode facilitar”, explica a neuropsicóloga Deborah Moss. 

No entanto, quando falamos de recém-nascidos, a cama compartilhada pode ser muito perigosa, já que a criança corre risco de ser sufocada ou até mesmo esmagada pelos adultos durante o sono.

Apesar do alerta, a prática não precisa ser totalmente abolida. Adotar alguns cuidados pode ser a solução para dormir com os bebês garantindo a segurança:

Nunca deixe o bebê sozinho na cama.

Certifique-se de que o bebê não possa cair da cama ou ficar preso entre o colchão e a parede.

Evite deixar animais de estimação e outras crianças na cama.

Mantenha o espaço ao redor do bebê livre de travesseiros e cobertas.

Crédito: Shutterstock

Cuidados com a alimentação

Estar atento à alimentação das crianças é essencial para evitar engasgos . De acordo com a médica Sarah Alexander, da ONG Global Child Forum, alimentos crus ou difíceis de mastigar não devem ser dados às crianças. “Dar alimentos como um pedaço de maçã crua, pipoca, uva e entre outros para crianças pequenas não é recomendado. Elas podem engasgar”, diz.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que a pipoca é um dos alimentos mais perigosos para crianças e só deve ser consumida após os quatro anos de idade.

Contato com recém-nascidos

Segundo os especialistas, beijar bebês, principalmente nas mãos e na boca, pode ser prejudicial à saúde. Em entrevista prévia ao Delas, Katia Nineth Porcel Rosales, médica do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), explica que é possível transmitir doenças no beijo.

De acordo com ela, como as crianças ainda tem um sistema imunológico pouco fortalecido, são mais vulneráveis a processos infecciosos. Nesse sentindo, outro cuidado com bebês é sempre lavar as mãos ou usar álcool gel antes de ter contato com a criança, uma vez que as mãos são facilmente uma fonte de transmissão de bactérias, vírus e fungos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES