Mãe mantém bebê ligado ao cordão umbilical e à placenta por 6 dias

A jovem mãe ressalta os benefícios emocionais da prática

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher britânica causou polêmica ao publicar em um blog um texto contando que deixou seu bebê recém-nascido preso ao cordão umbilical e, à placenta durante seis dias.

Adele Allen afirmou que já havia feito isso com o primeiro filho, hoje com cinco anos, e que a prática não é tão incomum quanto muita gente pensa. Ela se chama nascimento de lótus e consiste em deixar que o cordão se desprenda sozinho do corpo do bebê.

" Os benefícios são os mesmos de esperar o cordão parar de pulsar para cortá-lo, o que garante que o bebê receba de 30 a 50% de sangue remanescente e, consequentemente, células-tronco. O resultado é a diminuição das chances do bebê desenvolver anemia e um aumento da imunidade a outras doenças. Afinal tudo que ele precisa está ali."

A jovem mãe ressalta os benefícios emocionais da prática.

" A conexão física entre o bebê e a placenta garante que o pós-parto não seja apressado desnecessariamente."



A mãe se refere aos momentos em que passou segurando o bebê e tendo os primeiros contatos pele a pele, que não foram interrompidos pelo corte do cordão. E afirma que o corte do cordão é um trauma para o bebê.

" Quando eu vejo vídeos de bebês nascendo e logo em seguida tendo o cordão cortado lamento que nosso sistema médico tenha essa urgência em provocar um trauma desnecessário à criança."

Para carregar a placenta junto com o bebê, Adele usou uma bolsa térmica, e colocou sal grosso e pétalas de rosas para evitar o mal cheiro. Ela afirma que não há risco de infecção pois o cordão umbilical para de pulsar logo depois das células-tronco forem todas para o bebê.

Médicos afirmaram que o nascimento de lótus é mesmo uma tendência entre algumas mães, pois houve um aumento na prática. Mas alertaram que há, sim, o risco de infecções, já que quando o cordão e a placenta param de pulsar, se tornam tecidos mortos e se não forem retirados a tempo pode colocar em risco a vida do bebê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES