Maior roedor do mundo pesava mais de uma tonelada

Além disso, o animal também tinha uma mordida poderosa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2008, foi descoberto um fóssil do que seria o maior roedor que já habitou a Terra. O Josephoartigasia monesi foi um roedor que tinha cerca de 3 metros de comprimento, 1,5 metro de altura e pesava aproximadamente 1 tonelada.

Este parente distante do porquinho-da-índia habitou a região que agora é conhecida como Uruguai. Os incisivos do animal tinham cerca de 30 centímetros de comprimento, mas ele foi extinto há cerca de 2 milhões de anos.

Porém, em um novo artigo publicado no Journal of Anatomy, cientistas recriaram o animal para estimar quão poderosa seria a sua mordida. O estudo envolveu exames de ressonância magnética do crânio, modelagem computadorizada e técnicas de engenharia que podem prever a força de um objeto tridimensional complexo.

Roedor com mordida de tigre

De acordo com os resultados dos testes, a mordida do roedor teria a força de 1.400 N, um número que é similar à mordida de um tigre. Porém, seus fortes dentes seriam capazes de aguentar até três vezes esse valor.

A partir disso, os cientistas concluíram que o animal deveria usar os incisivos não apenas para alimentação, mas também para cavar ou se defender de predadores usando as presas, de maneira similar a como os elefantes lutam.

Esse é um gorducho e dentuço com quem provavelmente nenhum personagem dos quadrinhos teria coragem de fazer bullying.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES