Maiores cataratas que já existiram hoje estão completamente secas

Elas eram monstruosas!

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cataratas como as do Iguaçu e do Niágara atraem milhões de turistas do mundo inteiro por conta de sua beleza impressionante. Essas quedas-d'água, entretanto, são fichinhas perto do que ocorreu na última Era Glacial, há quase 20 mil anos: cataratas que tinham um volume de 10 a 15 vezes maior do que a soma da vazão de todos os rios do mundo dos dias atuais. Elas se chamam Cataratas Secas.

O nome parece não fazer sentido, mas acontece que hoje em dia as cataratas não existem mais, restando apenas o desnivelamento do planalto no centro do estado de Washington, nos Estados Unidos. Naquela época, em pleno auge da Idade do Gelo, imensas geleiras cobriam a América do Norte, e uma delas acabou represando a foz do rio Clark Fork, no estado de Idaho, criando um lago de propoções gigantescas, chamado de Missoula.

Reprodução

As Cataratas Secas já foram as maiores do mundo

Eventualmente, a pressão da água acabou rompendo a represa de gelo, criando uma correnteza que varreu a região noroeste dos Estados Unidos. A água corria a uma velocidade superior a 100 km/h, deixando um rastro de destruição pelo caminho. A vazão era de 10 a 15 vezes maior que a soma de todos os rios atuais. Até que elas chegavam ao desnível no centro de Washington e, provavelmente, criavam um espetáculo sem precedentes.

Reprodução 

Estima-se que o lago Missoula tenha sido drenado em apenas 48 horas! Porém, existem teorias que apontam que o represamento e a escoação ocorreram diversas vezes. O processo só teria cessado com o derretimento da camada de gelo, que permitiu ao rio Clark Fork voltar ao seu leito normal. Com isso, as cataratas deixaram de existir, e hoje, no local, encontra-se um desfiladeiro com quase 6 quilômetros de extensão e 120 metros de altura – para comparação, as Cataratas Victoria, entre Zâmbia e Zimbábue, as maiores em largura, caem de um desfiladeiro de 1,7 quilômetro de largura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES