Mais de 6 milhões de brasileiros sofrem de escoliose

Lembrada no dia 29 de junho, a doença acomete a coluna vertebral e pode ter impacto significativo na qualidade de vida do paciente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia 29 de junho(último sábado) é marcado como o Dia Mundial da Escoliose, doença que acomete a coluna vertebral formando um desvio no plano tridimensional (frontal, perfil e axial) de 10 graus ou mais. A conscientização é anualmente lembrada no último sábado do mês junho, segundo a Associação de Escoliose do Reino Unido (Scoliosis Association UK)¹. Existem outros tipos de desvios na coluna, sendo normais e/ou anormais. A escoliose é anormal e, dependendo da sua gravidade, pode ter impacto significativo na qualidade de vida dos afetados.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a escoliose atinge mais de seis milhões de brasileiros² e, em até 85% dos casos, a doença é idiopática, ou seja, não se pode encontrar a causa³. Acredita-se que grande parte dos casos é de decorrência hereditária e afeta mais o sexo feminino. É comum o aparecimento ou descobrimento durante o período da adolescência, quando acontece uma progressão de crescimento. Essa fase é propícia para a doença se instaurar ou se intensificar, levando à procura por especialistas.

 A principal característica da escoliose é que ela pode ser identificada na estrutura vertebral com o indivíduo de costas, enquanto nos outros casos os desvios são identificados com o paciente de perfil4. A deformidade causa dois tipos de desvios: em formato de C, quando acomete apenas uma curvatura, e em formato de S, quando atinge mais de uma curvatura4.

A escoliose pode ser classificada como estrutural ou funcional. “A estrutural envolve já algum grau de rotação vertebral e rigidez da deformidade. Já a funcional pode ser por questões posturais (mais frequentemente) ou por problemas secundários, como tumor, infecção, dor, diferença de comprimento das pernas”, explica o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Olavo Biraghi Letaif.

 Os tratamentos mais comuns atuam na correção dos desvios e no controle da dor, com o objetivo de oferecer qualidade de vida, além de interromper a progressão da deformidade. Entre eles está o uso de colete, que tem alto grau de recomendação para escolioses de origem idiopática; e técnicas de fisioterapia, como a Reeducação Postural Globalizada (RPG).

 De acordo com o ortopedista Olavo Biraghi Letaif, há também a opção cirúrgica, indicada geralmente quando o ângulo do desvio é maior que 50°, para pacientes com mais de 8 anos, e para alguns casos específicos onde se detecta rápida e grave progressão da curva.

“A cirurgia envolve a colocação de implantes (parafusos, ganchos, fios ou fitas) e hastes que permitam corrigir a deformidade da coluna e promover a fusão óssea, de uma vértebra com outra, na posição já corrigida. Dessa forma, a coluna com uso dos implantes acaba sendo submetida a uma série de manobras cirúrgicas corretivas que permitem o alinhamento das vértebras”, esclarece o ortopedista.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES