Mancha em dente revela algo inusitado sobre freiras da Idade Média

Descoberta pode indicar que elas trabalhavam como escribas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante muito tempo, pensou-se que apenas os homens faziam manuscritos bíblicos durante a Idade Média; porém, uma descoberta na Alemanha pode mudar o que se sabe sobre o período e ajudar a comprovar o papel da mulher na sociedade da época. Um estudo publicado na revista Science Advances mostra uma incomum mancha azul nos dentes de uma freira – e esse foi o estopim das novas interpretações históricas.

Acontece que o pigmento azul era extremamente raro, chamado de ultramarino e retirado da pedra semipreciosa lápis-lazúli, na época originária da região onde hoje fica o Afeganistão. Por isso, ele era usado principalmente pelos escribas homens. Essa mulher em questão, que viveu entre 45 e 60 anos, em um mosteiro nos arreadores de Dalheim, perto de Frankfurt, tinha fragmentos do pigmento em seus dentes – fato que intriga os pesquisadores.

Reprodução

Os restos mortais da freira datam do ano 1100 d.C., há 9 séculos, e indicam que ela lambia a ponta de seus pincéis de escrita; por isso, acabou com o pigmento entre os dentes. Porém, os pesquisadores não acharam nenhum trabalho que possa ser atribuído a essa mulher ou a esse período, já que os primeiros registros de manuscritos religiosos de mosteiros datam de 1 século mais tarde.

Lápis-lazúli era caro como ouro naquela época

“Inicialmente, eu estava estudando o pigmento para descobrir a dieta da mulher. Mas, ao colocá-lo sob o microscópio, vi muitas partículas azuis brilhantes. O azul ocorre raramente no mundo natural, e nós pensamos que tinha que ser algum tipo de pedra preciosa”, explica a pesquisadora Anita Radini, da Universidade de York, ao The Telegraph.

Outras suposições indicam que a mulher religiosa poderia ser adoradora de imagens e tivesse a prática de beijar quadros feitos com o pigmento azul-ultramarino. Porém, esse é um costume que se popularizou alguns séculos depois. Ela também pode ter incrustrado a cor por conta de preparações de soluções medicinais, mas os especialistas não acreditam que essa seja uma possibilidade muito plausível.

Reprodução

Outra descoberta importante para o caso foi entender que há 9 séculos já havia uma rota comercial que conectava a Alemanha à Ásia, e que a crescente economia europeia do período pode ter aumentado a demanda pelo raro pigmento. A pesquisadora Christina Warriner, do Instituto Max Planck, comemora a descoberta: “Isso me faz pensar em quantos outros artistas poderíamos encontrar em cemitérios medievais – se apenas procurarmos!”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES