Mão robótica “macia” usa inteligência artificial para manusear objetos

O projeto representa um grande passo para o desenvolvimento de máquinas que podem operar sem supervisão e foi desenvolvida para dar suporte à linhas de produção.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Festo, uma empresa de tecnologia de automação, desenvolveu uma mão robótica que utiliza inteligência artificial para aprender a manusear objetos através de tentativa e erro. Além disso, ela é feita com materiais macios que conseguem interagir com humanos sem riscos de acidentes. O projeto representa um grande passo para o desenvolvimento de máquinas que podem operar sem supervisão e foi desenvolvida para dar suporte à linhas de produção.

Os desenvolvedores chamaram o método de “aprendizado por recompensa”. Normalmente, quando se dá uma ordem à uma máquina, ela procura imitar certos padrões já estabelecidos; este não é o caso da BionicSoftHand. Dado um objetivo, câmeras 3D e sensores de profundidade criam uma cópia virtual do objeto. Então, a mão simula diversas ações para encontrar a solução do  problema. É possível ver este processo complexo no vídeo de divulgação do produto em que a máquina gira um dodecaedro entre os dedos com agilidade.

Os dedos são compostos por um tecido de malha 3D, que usa fibras elásticas e de alta resistência. A máquina também possui sensores táteis e uma placa de circuito flexível. No interior existem foles de borracha que enchem e esvaziam as juntas dos dedos com ar, possibilitando o movimento. Ademais, um suporte giratório pneumático no dedão e no dedo indicador possibilita movimentos laterais. De acordo com a Festo, o conjunto total deixa a mão trabalhar em 12 ângulos diferentes. Karoline Von Häfen, chefe de projetos biônicos da Festo, disse: “Sistemas flexíveis e autodidatas irão moldar os processos de produção. Com a BionicSoftHand, nós conseguimos um enorme passo na direção de construir um agarrador com habilidade de aprender. Ela oferece um potencial incrível para o futuro”.

A BionicSoftHand também possui um design modular, que possibilita a customização da mão com diferentes dedos e garras. Para mais informações, você pode assistir o vídeo de divulgação e o site oficial da Festo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES