Máscara de pano: saiba como tornar mais eficiente a proteção

A médica alerta sobre a maneira correta de se proteger com o uso da máscara de pano

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a recomendação do uso de máscaras caseiras para a população saudável e sem sintomas do novo coronavírus, a clínica geral Daniela Righi, da clínica Leger, afirma que elas ajudam a conter e barrar gotículas que contêm o vírus, mas que devem ser acompanhadas de bons hábitos de higiene. "Quando a pessoa tira a máscara, ela leva a mão ao rosto, e se não estiver bem lavada, fará a contaminação", diz.

A médica alerta sobre a maneira correta de se proteger com o uso da máscara de pano. Confira: - A orientação da OMS é que usem máscaras somente pessoas infectadas pelo vírus, mas pessoas que não estão neste grupo podem usar máscaras caseiras como forma de prevenção. Sempre que precisar sair de casa, saia com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja. Dentro da sua residência, não é necessário usá-la.

- O melhor material para se fazer a máscara é com tecidos de 100% algodão. Eles apresentam uma eficácia similar a de uma máscara cirúrgica. Também podem ser usados TNT ou outros tecidos. Quanto mais grosso for o tecido, mais a proteção.

- Para ser eficiente, o governo reforça que a máscara precisa ter pelo menos duas camadas de pano, não pode ser compartilhada com ninguém (mesmo após lavada), e que fique bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais e cobrir do nariz até o queixo.

- As máscaras caseiras não precisam ser descartadas após o uso. Elas podem ser lavadas e higienizadas com solução de hipoclorito. Depois de secas, estão prontas para um novo uso. Também é possível fazer a higienização com água e sabão.

reprodução internet

- A filtragem realizada por máscaras de uso profissional é feita de forma específica, e materiais como guardanapos e filtros de café (que têm sido usados na confecção de máscaras caseiras) não cumprem esse propósito.

- Após duas horas de uso, é necessário trocar a máscara. O mesmo vale para quando ela ficar molhada devido à tosse, espirro, fala ou respiração.

- Uma vez que você estiver com a máscara, não mexa mais nela nem tire da frente da boca para falar. Também não se deve tocar diretamente o tecido - caso faça isso, troque a máscara. Isso porque a forma incorreta de manusear o acessório pode torná-lo um foco de transmissão, ao invés de proteger.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES