'Me sinto com 40 anos', diz candidato a prefeito mais idoso do país

Braz já ocupou o cargo de prefeito em outras duas ocasiões: entre 2005 e 2012.

Empresário José Braz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 94 anos, o empresário José Braz (PP) é o candidato a prefeito mais idoso de todo o país e integra a lista dos "vovôs da política". Para o político, a idade avançada faz pouca diferença na corrida pelos votos em Muriaé (MG), cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, a 314 km de distância de Belo Horizonte. A tal ponto que ele se compara com uma pessoa de meia-idade. As informações são do UOL.

"Eu me sinto com 40 anos, estou muito bem, não sinto nada, nunca tive dor de cabeça. A idade não me preocupa. Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora. Durmo cedo e acordo cedo", conta o candidato.

Braz já ocupou o cargo de prefeito em outras duas ocasiões: entre 2005 e 2012. Agora volta à disputa "unicamente por vontade própria" e com apoio da família. Não quero parar [de trabalhar], não posso parar. Eu vou passar os 100 anos trabalhando. Nunca fumei, bebo muito pouco, sou pessoa muito controlada. O empresário afirma que, na verdade, entrou tarde na política: com 79 anos. Acabou se inspirando no irmão, prefeito três vezes no município e já falecido. "Eu entrei na política por acaso. Fui seu sucessor." 

Devido à pandemia, o idoso garante que redobrou as atenções com higiene. "Sou muito cuidadoso, uso máscara diariamente, troco a máscara duas vezes por dia. Não abraço ninguém, não aperto mão de ninguém. A gente tem que confiar que essa doença vai passar." O político começou a trabalhar cedo, com 13 anos, auxiliando o pai em uma marcenaria. "Trabalhei nove anos com ele. Desde criança, fui muito trabalhador. Sou uma pessoa que gosto de trabalhar. Hoje meu filho me pergunta se eu vou viver 200 anos e eu acho que vou, sim", salienta o político, dono de uma rede de revendas de carros, com mais de 80 unidades espalhadas pelo país.Após deixar a prefeitura, em 2012, Braz abriu uma nova empresa no ramo imobiliário e acabou construindo um prédio de 20 andares na cidade, com 140 apartamentos. Além disso, parte da família mora em um condomínio fechado. Casado há 73 anos, político tem hoje nove netos e 21 bisnetos. 

A veia política acabou influenciando o neto Renzo Braz, 40, que já foi deputado federal por duas vezes. "Meu pai era exímio coordenador de campanha. Ele foi candidato a deputado federal, mas descobriu um câncer e acabou desistindo, vindo a falecer em 1998. Eu sempre quis ajudar as pessoas e, quando meu avô foi candidato, comecei a fazer trabalho mais a nível estadual. Eu penso, se a gente não colocar a cara a tapa, a política vai continuar a mesma coisa", observa Renzo, que tem auxiliado na campanha do avô. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES