Médico diz quais alimentos devem ser consumidos por crianças anêmicas

Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes, para combater o mal, deve-se consumir alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, a estimativa é que entre 20% e 50% das crianças com até 5 anos sofram de anemia por deficiência de ferro. Este índice varia conforme a região. Os sintomas da doença podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.

Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes, para combater o mal, deve-se consumir alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, como carnes, ovos, peixes e espinafre.

“Esses nutrientes estimulam a produção de glóbulos vermelhas no sangue, que normalmente estão baixos quando se tem anemia”, pontua o especialista, que ainda indica como aumentar a absorção do ferro após as principais refeições:

“Consumir alimentos rico em vitamina C após o almoço e o jantar, como laranja ou abacaxi, pois essa vitamina aumenta a absorção de ferro no intestino, ajudando a combater a doença”.

Além de uma boa alimentação, muitas vezes é preciso suplementar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES