Médicos fazem alerta a mulheres que utilizam “vaporização vaginal”

Paciente de 62 anos recorreu a terapia alternativa e acabou na emergência com queimaduras de segundo grau.

| Getty Images/ BBC NEWS BRASIL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história de uma mulher canadense de 62 anos que se queimou após recorrer à chamada "vaporização vaginal" está sendo usada por médicos como exemplo dos riscos para a saúde desta terapia alternativa. Da BBC.

O estudo deste caso foi detalhado e publicado no periódico Journal of Obstetrics and Gynecology Canada.

A mulher tinha um prolapso genital e seguiu o conselho de um médico chinês tradicional para recorrer à vaporização como uma alternativa a ter que fazer cirurgia.

Foto: Getty Images/ BBC NEWS BRASIL.

Esta terapia envolve sentar-se sobre uma mistura de água quente e ervas e tem crescido em popularidade.

A médica Magali Robert, autora do artigo, disse que a mulher ferida, que deu permissão para a divulgação de seu caso, agachou-se sobre a água fervente durante 20 minutos por dois dias consecutivos. Depois, ela precisou recorrer ao atendimento de emergência para tratar dos ferimentos decorrentes.

Ela sofreu queimaduras de segundo grau e teve que adiar a cirurgia reconstrutiva enquanto trata os ferimentos.

'Detox'

Esta terapia e outros tratamentos para áreas íntimas, com máscara para vulvas, estão disponíveis na internet, em salões de beleza e spas.

Nos Estados Unidos, o jornal Los Angeles Times mencionou a vaporização vaginal pela primeira vez em 2010, e mais tarde o procedimento foi impulsionado quando a marca Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, o recomendou. A celebridade tem um site sobre estilo de vida que frequentemente dá dicas sobre tendências de saúde - muitas delas controversas.

Vapor na vagina podem trazer riscos. Getty Images/ BBC NEWS BRASIL No ano passado, a modelo norte-americana Chrissy Teigen também compartilhou uma fotografia de si mesma fazendo a vaporização.

Defensores da prática afirmam que o procedimento, às vezes chamado de vaporização Yoni, faz um "detox" da vagina.

Especialistas, no entanto, alertam que a intervenção pode ser perigosa e não há comprovação de sua eficácia ou de seus supostos benefícios para a saúde, como alívio dos sintomas da menstruação ou melhoras na fertilidade.

Vanessa Mackay, consultora e porta-voz do Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas, no Reino Unido, diz ser um "mito" que a vagina precise de limpeza ou tratamento intensos. Ela recomenda o uso de sabonetes simples e não perfumados apenas na área da vulva externa.

É importante não confundir a vagina (parte interna que liga o útero com o exterior) com a vulva e os lábios, que ficam do lado de fora - estes sim, precisam de limpeza com produtos neutros, conforme recomenda Mackay.

"A vagina contém as bactérias boas, que estão lá para protegê-la", disse ela em nota.

"O vapor na vagina pode afetar este equilíbrio saudável de bactérias e níveis de pH, além de causar irritação, infecção (como vaginose bacteriana ou candidíase) e inflamação. A pele delicada ao redor da vagina (a vulva) também pode ser machucada."

Robert, pesquisadora na universidade canadense de Calgary na área de medicina pélvica e cirurgia reconstrutiva, diz que terapias não convencionais, como a vaporização, espalham-se pela internet e pelo boca-a-boca.

"Os profissionais de saúde precisam estar cientes das terapias alternativas para que possam ajudar as mulheres a fazer escolhas informadas e evitar possíveis danos", escreve ela no artigo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES