Meditação pode dar a uma pessoa com 50 anos um cérebro de 25

Meditação e Yoga aumentam a capacidade cerebral,reduz o medo e estresse.

| Foto: Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi de forma independente que a neuro-cientista Sara Lazar, atual membro da escola de medicina de Harvard, começou a estudar a meditação. Os resultados do primeiro estudo realizado foram notáveis, levando à conclusão de que praticantes de meditação com 50 anos ganharam características cerebrais semelhantes às de pessoas com metade da idade.

Nesse estudo, Lazar tomou como ponto de partida casos de praticantes de meditação com mais de sete anos de experiência em comparação com um grupo de iniciantes. Segundo os resultados, os meditadores com mais tempo de experiência aumentaram a massa cinzenta, um importante componente do sistema nervoso central, em áreas como o córtex auditivo e sensorial.

Estudo aponta melhora cerebral devido a prática da meditação.Crédto: Pexels

Assim, e tendo em conta que a diminuição do córtex frontal é um resultado do envelhecimento, as investigações de Sara Lazar comprovam que é possível retardar a redução das capacidades cerebrais, visto que o estudo mostrava indivíduos de 50 anos com a mesma quantidade de massa cinzenta no córtex frontal que jovens de 25 anos.

Em apenas oito semanas as diferenças cerebrais eram visíveis. Foi comprovado o reforço de várias áreas do cérebro, incluindo o hipocampo esquerdo – com impacto na aprendizagem, memória e emoções – o TPJ e a ponte, uma estrutura pertencente ao tronco cerebral. Em conjunto com este desenvolvimento, foi registada uma redução da amígdala cerebral, uma região associada ao medo e à ansiedade.

Para obter resultados semelhantes, Lazar considera que a prática deve ser regular mas o tempo pode variar. “Alguns dias 40 minutos, alguns dias 5 minutos, e por vezes até pode não existir a prática. É muito como o exercício físico. Fazer exercício três vezes por semana é bom. Mas se conseguir fazer apenas um pouco todos os dias, é ótimo”, citada pelo site Business Insider.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES