Medo da Covid-19 pode gerar grande migração para carros e motos

Incentivo ao transporte individual pode migrar passageiros de ônibus e metrô para carros e motos

Carros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim que o novo coronavírus começou a se alastrar pela cidade de São Paulo, uma das primeiras medidas que a prefeitura tomou foi suspender o rodízio de automóveis. País afora, governos e médicos também desincentivaram a população a tomar o transporte público durante a pandemia , a fim de frear o contágio do vírus. As informações são do IG.

No entanto, especialistas temem que, em um cenário em que a vacina da Covid-19 não fique pronta rápido, o incentivo ao uso do carro provoque efeitos negativos nas cidades, como mais poluição, aumento da ocupação de leitos e uma segregação maior entre pobres e ricos.

Pessoas começam a migrar para carros e motos - Foto: Reprodução

Em pesquisa feita em abril pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com 33 mil usuários do transporte público em cidades latinoamericanas, 3% dos entrevistados no Rio e em São Paulo afirmaram que pretendem evitar o transporte público mesmo que as restrições impostas pelo novo coronavírus sejam suspensas.

"O problema da política que valoriza o carro é que você pensa só no propietário do bem, o que não é o caso da maioria das pessoas. É uma solução individual", diz Bianca Tavolari, professora do Insper e pesquisadora do Cebrap.

"A gente estava começando a reverter o investimento [feito no transporte individual nas últimas décadas], voltar ao carro é um retrocesso. O que a pandemia pode ajudar é a pensar num transporte público de qualidade, que não seja aglomerado, e que seja seguro para as pessoas", completa Bianca. As informações são da Folha .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES