Menino morre ao tentar desafio no TikTok; terceiro caso no ano

“Desafio Blackout” é uma tendência da mídia social que incentiva os participantes a se sufocarem até desmaiar.

Menino morre ao tentar desafio do TikTok; segundo caso no ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um menino de 12 anos do Colorado, Estados Unidos, morreu semanas depois de se sufocar devido a um “Desafio de Blackout” viral, disse sua família. Joshua Haileyesus morreu na terça-feira (13) após ser hospitalizado e passar 19 dias em aparelhos de suporte à vida, informou a CBS Denver.

“Eu nunca imaginaria que meu filho faria uma coisa dessas”, disse o pai de Joshua, Haileyesus Zeryihun, à estação de TV. “Estou pagando o preço agora, estou vivendo a vida e odeio que outros pais passem por isso.” O irmão gêmeo de Joshua o encontrou em 22 de março, sem respirar e inconsciente, informou o McClatchy News.

Joshua Haileyesus tinha 12 anos e morreu devido a desafio de sufocamento - Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

O “Desafio Blackout” é uma tendência da mídia social que incentiva os participantes a se sufocarem até desmaiar, de acordo com o The Denver Channel. Joshua viu a tendência no aplicativo TikTok e experimentou ele mesmo antes que seu irmão o encontrasse, relatou o Canal de Denver.

A tendência da mídia social já existe há anos - anterior ao TikTok - e levou à morte de dezenas de crianças, incluindo pelo menos 82 entre os anos de 1995 a 2007, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Joshua Haileyesus tinha 12 anos e morreu devido a desafio de sufocamento - Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Casos anteriores

Erik Robinson, um menino de 12 anos de Santa Monica, Califórnia, morreu em 2010 depois que sua mãe o encontrou caído sem respirar. A polícia listou sua causa de morte como "jogo de sufocamento".

Um adolescente de 14 anos da Carolina do Sul morreu em 2016 depois de participar do jogo de “asfixia” - outro nome para o desafio perigoso, de acordo com o Rock Hill Herald relatou na época.

Recentemente, em 20 de janeiro de 2021, uma menina italiana de 10 anos também morreu ao participar do desafio. A irmã mais nova de Antonella a encontrou no banheiro, ela foi levada ao hospital mas não resistiu.

O aplicativo TikTok chegou a ser banido na Itália devido ao caso. Em nota, o aplicativo se manifestou afirmando que “a segurança da comunidade TikTok é nossa prioridade absoluta e nós estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação”.

Mais um caso ocorreu em janeiro desse ano com um menino de dez anos de Rakovica, vizinha da Sérvia, que foi encontrado morto enquanto estava sozinho em um apartamento. "Suspeitou-se desde o início que a morte ocorreu acidentalmente, e agora acredita-se que ele realmente tenha feito um desafio para sufocar a rede social Tik Tok", disse uma fonte da investigação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES