Menores ursos do mundo têm mesma habilidade de comunicação que humanos

Pesquisadores acompanharam os ursos da menor espécie do mundo por dois anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A descoberta sobre essa habilidade levanta questões sobre uma suposta supremacia dos humanos na comunicação. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira na revista online "Scientific Reports" e são da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra.

Um estudo identificou que uma espécie de ursos, natural do sudesta asiático, tem uma forma de comunicação tão sofisticada que acreditava-se anteriormente que apenas humanos e alguns símios tivessem. A pesquisa descobriu que os ursos-do-sol podem imitar as expressões faciais, algo considerado fundamental no sucesso social dos seres humanos.

Segundo com a pesquisa, os ursos-do-sol parecem reproduzir expressões faciais em situações de aparente vínculo e demonstrações de solidariedade. Pesquisadores acompanharam os ursos da menor espécie do mundo por dois anos.

Segundo Marina Davila-Ross, que liderou o estudo, “imitar as expressões faciais dos outros de maneira exata é um dos pilares da comunicação humana". Como explica a pesquisadora, outros primatas e cães são conhecidos por imitar uns aos outros, mas apenas grandes símios e humanos eram conhecidos por mostrar tal complexidade em seu "mimetismo facial".

Nguyen Huy Kham / REUTERS

“Como os ursos-do-sol parecem ter comunicação facial de tamanha complexidade e porque não têm nenhum elo evolucionário especial com humanos, ao contrário dos macacos, nem são domesticados como cães, estamos confiantes de que essa forma mais avançada de mimetismo está presente em vários outras espécies. Isso, no entanto, precisa ser mais investigado ”, afirmou a pesquisadora ao "The Independent".

Acompanhamento social

A pesquisadora Derry Taylor monitorou 22 dos animais em sessões sociais espontâneas. Os ursos ficavam alojados em um centro de conservação na Malásia, onde os compartimentos eram grandes o bastante para permitir que eles escolhessem se queriam interagir ou não.

Durante centenas de episódios de brincadeira, duas expressões distintas foram codificadas: uma envolvendo uma exibição dos dentes incisivos superiores e outra sem.

Segundo a pesquisadora, uma imitação tão sutil poderia ser para ajudar dois ursos a sinalizar que eles estão prontos para jogar ou para fortalecer os laços sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES