Mergulhador pode estar perto de achar navio com £ 1 bilhão em tesouro

Acredita-se que a sua carga era composta por 45 toneladas de ouro, 400 barras de prata, 500 mil moedas e várias joias. Estimativas apontam que tudo isso valeria mais de £ 1 bilhão atualmente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma grande âncora foi achada recentemente na costa sudoeste da Inglaterra. O instrumento náutico estava a pouco mais de 30 km de um cabo conhecido como Land’s End, na península de Penwith, uma das principais atrações turísticas do condado da Cornualha.

Especialistas acreditam que o objeto tenha sido produzido entre os séculos XVII e XIX. Com base no tamanho e na idade, alguns vão mais longe e especulam que ela fazia parte do Merchant Royal, um famoso navio mercante inglês que naufragou em 1641.

O mergulhador técnico Mark Milburn é um dos que acreditam nessa hipótese. “Há muitas âncoras parecidas com essa. Ela tem longas hastes, então é perfeita para um navio de madeira, como o Merchant Royal”, explicou ao site iNEWS. No entanto, nada foi confirmado ainda.

(Fine Art Images/Heritage Images)

Atualmente, a âncora se encontra no Porto de Newlyn. Milburn e Brackan Pearce, o capitão do barco que a tirou do mar, tentam conservá-la em água doce para que seja possível fazer um exame mais detalhado e, assim, descobrir se ela realmente pertencia ao Merchant Royal.

Quando ingleses e espanhóis não estavam em conflito, negociavam ouro mexicano, que era uma mercadoria particularmente desejável no século XVII. Capitaneado por John Limbrey, o Merchant Royal era um dos navios responsáveis por transportar essa carga preciosa na época.

Depois de uma viagem de três anos ao Novo Mundo, a embarcação encontrou tempo ruim enquanto atravessava o Canal da Mancha e teve as suas bombas quebradas. Acabou afundando em 23 de setembro de 1641 — 40 pessoas foram salvas, inclusive Limbrey, mas 18 morreram.

Reprodução

Por ser considerado o naufrágio britânico mais valioso da história, o Merchant Royal ganhou o apelido de Eldorado dos Mares. Acredita-se que a sua carga era composta por 45 toneladas de ouro, 400 barras de prata, 500 mil moedas e várias joias. Estimativas apontam que tudo isso valeria mais de £ 1 bilhão atualmente.

Milburn teme que isso incentive algumas pessoas a mergulharem na região e, se encontrarem, roubarem partes do navio naufragado. Entretanto, o local onde a âncora foi encontrada tem mais de 90 m de profundidade, o que representa um grande risco para a vida daqueles que não têm experiência em mergulho.  

O pesquisador planeja explorar a região, mas destacou que será uma missão difícil e, provavelmente, infrutífera. “É uma área exposta, então precisamos aproveitar um dia com maré certa e pouco vento”, explicou. “Também exige vários equipamentos, e só um mergulhador técnico experiente pode fazer isso”, alertou o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES