Mês de junho: por que fazemos fogueiras no dia de São João?

Vale ressaltar que a ideia de acender a fogueira no dia de São João foi um hábito trazido pelos jesuítas quando vieram de Portugal para o nosso país

por que fazemos fogueiras no dia de São João? | Brasil de Fato
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de junho traz as famosas festas juninas e todas as suas tradições características em diversos pontos do país. Logo, é comum começar a encontrar alguns símbolos bem característicos dessa grande celebração, como as quermesses, quadrilhas, bandeirinhas e a famosa fogueira de São João. E aí fica a pergunta: você sabe o porquê de termos esse último elemento nas comemorações?

A primeira coisa que podemos pensar, estando em um país no qual costuma fazer frio durante o mês de junho, é que as fogueiras existem para que ele não afete tanto as celebrações e aqueles que desejam participar da festa. Entretanto, de acordo com uma tradição católica, a presença desse símbolo faz memória ao nascimento do santo comemorado no dia 24 do mês em questão.

Foto: Reprodução/Brasil de Fato

Sinal de nascimento

Na tradição religiosa, após passar alguns meses com Isabel, Maria voltou para sua casa e, querendo saber o dia em que o menino João nasceu, combinou com sua prima um sinal que seria visível mesmo de longe. Dessa forma, a maneira mais prática para essa visualização seria uma fogueira, já que sua fumaça poderia ser avistada mesmo a alguns quilômetros de distância – e assim foi feito.

Vale ressaltar que a ideia de acender a fogueira no dia de São João foi um hábito trazido pelos jesuítas quando vieram de Portugal para o nosso país, juntamente com tantas outras tradições que já existiam nas terras lusitanas e foram adotadas por aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES