Meteoro cai no interior do Ceará e assusta moradores: “Tremeu tudo”

O mês de outubro costuma ter uma chuva de meteoros bastante conhecida, chamada de Draconídeas.

meteori | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um barulho intenso, tremor e um clarão no céu, assustou moradores do interior do Ceará na manhã deste sábado (10), após um meteoro, de proporções ainda desconhecidas, ter se chocado com a atmosfera terrestre e possivelmente produzir meteoritos que podem ter se espalhado pela região do Maciço do Baturité. As informações são do Correio Braziliense. 

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) recebeu diversos relatos do acontecido pelas redes sociais. “Aqui na região, que fica entre Baturité e Guaramiranga, foi bem forte. Será que caiu por aqui? Tremeu e teve um barulho muito forte. Eu tinha acabado de entrar no quarto quando ouvi o enorme barulho, saí e só vi o eco do barulho. Minha mãe disse que sentiu tremer”, disse um morador.

Site registrou o bólido que registrou sobre a serra de Baturité, no Ceará (Reprodução)

De acordo com o astrônomo e astrofotógrafo José Lucas Ferreira, o caso aconteceu na manhã deste sábado às 6h47, e pode ser denominado como bólido, nome que se dá a um meteoro que, ao colidir com a atmosfera terrestre, provoca um estrondo e forma uma bola de fogo tão clara quanto a lua cheia. “Alguns moradores disseram que tremeu tudo lá, tipo um terremoto. Estamos tentando ver se alguém aqui pegou o estrondo ou se alguma câmera de vigilância captou alguma coisa. Também disseram que viram uma fumaça no céu, quando correram para ver o que foi”, disse. 

O astrônomo explica ainda que o mês de outubro costuma ter uma chuva de meteoros bastante conhecida, chamada de Draconídeas. A previsão era de que o pico do fenômeno ocorresse entre a última terça (6/10) e este sábado (10/10). “Não dá para dizer que foi ela que causou exatamente esse bólido, mas é normal a entrada de toneladas de meteoros todos os dias na nossa atmosfera, mas alguns a gente não consegue presenciar porque são muito fracos. Esses bólidos são normais de ocorrer, mas é muito raro que a gente perceba um fenômeno desse”, pontua. A explicação para a nossa baixa percepção desse tipo de acontecimento astronômico é, além do impacto muitas vezes pequeno, a poluição luminosa das grandes cidades.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES