Meu filho não quer comer, e agora, doutor?

Obstrução nasal, comum nas estações mais secas, pode ser um dos motivos, explica especialista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nada preocupa mais os pais do que seu filho não querer se alimentar. Segundo Denise Katz, pediatra e médica especialista em dor, existem várias causas para a falta de apetite, como problemas orgânicos os de desenvolvimento e os comportamentais. Mais comuns, os problemas orgânicos, como as doenças infecciosas respiratórias, estão presentes durante o ano inteiro e, principalmente, nas estações mais secas.

“Durante o período em a criança está com alguma doença infecciosa respiratória há aumento da secreção nasal, a coriza, causando a obstrução nasal. Este sintoma impende os pequenos de respirar bem, os deixando cansados e irritados durante o dia e à noite dificultando sono e a alimentação”, explica a pediatra. Para diminuir estes sintomas das doenças respiratórias e melhorar a alimentação do pequeno a especialista separou 3 dicas simples:

Minimize a obstrução nasal e coriza com aspiração nasal

De acordo com a pediatra, utilizar a aspiração nasal como sua aliada, é uma boa saída. 

Crie uma rotina alimentar

Mesmo quando doentinhos é importante manter uma rotina alimentar, estimulando o sistema neural da criança para que tenha hábitos associados à alimentação. Sente-se à mesa com seu filho; mantenha horários pré-determinados para comer e evite distrações com TV, celular ou tablet.

Ofereça um cardápio equilibrado e variado

Oferte alimentos variados e saudáveis e, mesmo que a criança negue a comida, insista. É comum que ao adoecer a criança faça ainda mais ‘manha’ que o normal e queria utilizar o momento para comer apenas os alimentos que ela gosta. Não ceda tão fácil assim. Quando a criança está com a imunidade baixa é ainda mais importante que consuma alimentos que tragam a saúde de volta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES