Milhares de pássaros invadem o céu de Roma

A imagem que você pode ver abaixo foi registrada em Roma

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Olhando de relance para a foto a seguir, a impressão não é de que o céu parece aquela estática que vemos quando um canal de TV fica fora do ar? No entanto, não pense que se trata de algum fenômeno raro ou de um prelúdio da chegada dos Cavaleiros do Apocalipse! A imagem que você pode ver abaixo foi registrada em Roma, na Itália, e, apesar de ter chamado bastante a atenção da galera que acessa o Reddit — site de compartilhamento e discussão de conteúdo postado na internet, não é nada de outro mundo não! Confira:

"Estorvinhos"

Na verdade, de acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, a foto mostra centenas de milhares de estorninhos — voando sobre a capital italiana em sua migração do frio do leste europeu e Escandinávia para o calorzinho da Itália. Esse fenômeno acontece todos os anos e, apesar de ele render incríveis espetáculos celestes (que você poderá assistir em um vídeo logo mais), os cerca de 4 milhões de estorninhos que migram anualmente são considerados verdadeiros “estorvinhos” pelos romanos!

Isso porque, antes de “aterrissar” em Roma, os pássaros param para fazer uma boquinha nos bosques de oliveiras que são cultivados nos arredores da cidade e, quando seguem viagem até a capital, bombardeiam tudo com cocô. O problema é que, como você deve saber, as azeitonas são frutos ricos em óleos — afinal, azeitona... azeite de oliva... —, então, as fezes dos estorninhos são oleosas e um grande estorvo.

É monumento, edifício histórico, praça, estátua, calçada, banco, carro, vespa... enfim, de tudo coberto de cocô (com óleo de oliva e difícil de remover) — e os romanos andam meio de saco-cheio da sujeirada que os estorninhos fazem todos os anos e inclusive tentaram várias táticas para desencorajar a passagem dos pássaros por Roma.

Segundo Yasmin, entre as iniciativas adotadas, alguns habitantes tentaram podar árvores para desestimular a criação de ninhos, enquanto outros fizeram panelaços ou apelaram para a tecnologia e decidiram apontar caixas de som para as aves e emitir o ruído de predadores para ver se conseguiam espantar os estorninhos. Teve até quem chegou ao ponto de “contratar” falcões treinados para afugentar os danados, mas nada disso funcionou, pois os cagões retornam todos anos.

Pelo menos, conforme mencionamos mais no início da matéria, apesar da sujeira que fazem, os estorninhos arquitetam verdadeiros balés celestes em suas passagens por Roma — como você pode contemplar no vídeo abaixo, produzido pelo pessoal da BBC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES