Mistério: o desaparecimento das pedras lunares da missão Apollo

Dezenas de amostras trazidas pela cinquentenária missão Apollo 11 e dadas aos países de todo mundo sumiram, entre elas a do Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Raridade: fragmento de rocha da Lua trazido pela Apollo 17 e dado ao Brasil será exposto no RS Foto: Divulgação/Museu Dom Diogo de Souza

Em meio à euforia do sucesso da missão Apollo 11 , que levou os primeiros seres humanos à superfície da Lua , em 1969 o então presidente dos EUA, Richard Nixon, solicitou à Nasa amostras de poeira lunar recolhidas pelos astronautas Neil Armstrong eEdwin “Buzz” Aldrin para dar aos povos e governos dos vários países do mundo em comemoração.

Agora, 50 anos depois, dezenas destes expositores têm seu paradeiro desconhecido. Entre eles, o do Brasil. Centenas de amostras de pedras da Lua e de meteoritos que a Nasa empresta a pesquisadores desapareceram, revelou uma auditoria da agência espacial dos Estados Unidos. O inspetor-geral da Nasa, Paul Martin, publicou um relatório detalhando a concessão de empréstimos aos pesquisadores. O inspetor afirma que eles nunca utilizaram as amostras ou simplesmente perderam o controle de peças raras que datam da primeira viagem dos Estados Unidos à Lua, em 1969.

Segundo a auditoria, 517 materiais astronômicos emprestados se perderam ou foram roubados entre 1970 e junho de 2010. Essas amostras incluem, entre outras, rochas e solo da Lua, íons da camada externa do sol, poeira de cometas e poeira cósmica da estratosfera terrestre. “Este material constitui um recurso raro e limitado e têm um papel vital na pesquisa e na educação”, disse Martin.

Em março, a Nasa tinha mais de 26 mil amostras em empréstimo, de uma coleção de 140 mil peças da Lua, 18 mil exemplares de meteoritos e 5 mil de poeira cósmica e de pedaços de cometas. O inspetor recomenda que a Nasa identifique melhor as peças e elabore um inventário para evitar perdas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES