Misteriosa rocha partida com incrível perfeição vira atração em deserto

A formação rochosa, sobre bases aparentemente frágeis, fica situada no oásis de Taima, no deserto de Nefude.

rocha | Reprodução/saudi-archaeology.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Num deserto da Arábia Saudita, uma pedra virou atração turística. Envolta em mistério, o arenito, chamado al-Naslaa, vem despertando teorias da conspiração. A mais comum envolve a ação de alienígenas no local inóspito. Tudo porque a rocha está partida ao meio com assustadora perfeição e incrível alinhamento, como se tivesse sido divida por laser.

A discussão sobre a origem do corte, que continua inexplicável, voltou recentemente às redes sociais.

"Definitivamente, obra de extraterrestres", opinou um internauta

Aqueles que acham que civilizações antigas separaram a rocha não acreditam que elas o fizeram por pura força humana, um fio gigante ou amarrando uma das pontas da rocha a uma carruagem de camelo. Em vez disso, eles sentem que há o potencial de que seres avançados viveram ao oáises, sendo capazes de criar, apontar e disparar um laser para dividir a rocha. Seria algo com o mundo dos Jetsons cruzando com o dos Flintstones. Considerando a natureza precisa da fratura, é até compreensível que pessoas achem que não há como a natureza ser a responsável.

Geólogos suspeitam de que seja resultado de contínuos congelamento e descongelamento, um processo clássico e duradouro no qual a água goteja em uma rachadura, congela e divide a rocha em duas, em um período em que a Península Arábica era cenário de chuvas bem mais frequentes. 

Corte perfeito de rocha tem chamado atenção dos pesquisadores. (Foto: Reprodução-saudi-archaeology.com)

O vento também teria função primordial para o extraordinário acabamento, obtido após séculos ou milênios. Há quem suspeite de resultado de atividade vulcânica. Outra linha de explicação atribui o corte preciso a ação humana. Para isso, teria sido usada uma ferramenta de cobre, sendo o relevo alisado com pedra-pomes.

A formação rochosa, sobre bases aparentemente frágeis, fica situada no oásis de Taima, no deserto de Nefude, uma vasta área de 290km por 225km, com muita areia e poucas árvores secas.

Algumas rochas na região são cobertas por petróglifos, retratando pessoas ou animais. Alguns datam do período Neolítico. Apesar do valor histórico e arqueológico desses petróglifos, os turistas praticamente os ignoram, partindo direto para tirar fotos na frente de al-Naslaa, que tem até um antigo desenho de um cavalo gravado na sua superfície.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES