Mito ou verdade: O estômago diminui quando comemos pouco?

O estômago de todos é mais ou menos do mesmo tamanho.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já deve ter ouvido alguém falando que, se comer pouco, nosso estômago diminuiu de tamanho. Não é verdade? O problema, no entanto, é que mesmo se tratando de uma conversa repetida milhares de vezes por aí, isso não passa de um mito. Conforme os especialistas, não existe qualquer comprovação científica de que o estômago diminui de tamanho durante uma dieta, por exemplo, até porque esse nosso órgão é elástico.

Médicos explicam que o estômago de todo mundo se dilata quando recebe comida e se retrai, à medida que seu armazenamento de alimento vai diminuindo. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, ele não diminuirá de tamanho se a quantidade de alimentos ingeridos for reduzida, mas continuará do tamanho normal.

O mais interessante de tudo é que, independente do peso ou da estatura das pessoas, o estômago de todos é mais ou menos do mesmo tamanho. Isso acontece, conforme especialistas, porque nosso corpo foi projetado para armazenas calorias suficientes para manter nosso organismo funcionando adequadamente, mesmo em momentos em que a comida não é abundante.

Agora, uma coisa que realmente acontece quando se come menos que o normal é a tendência de sentir mais fome. Mas, claro, não porque o estômago está alargado pela quantidade de comida que você sempre comeu, mas porque você diminuiu a ingestão calórica de uma hora para outra e o corpo tende a tender isso como se você estivesse morrendo de fome. Entendeu agora como funciona?

É por esse motivo que dietas rígidas demais costumam não dar certo. Além de prejudicar a saúde, elas fazem com que seu organismo fique meio “lerdo” diminuindo a temperatura corporal e a agilidade do metabolismo, em uma tentativa louca de poupar suas energias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES