Mitos, verdades & curiosidades sobre o café

Semana Internacional do Café (SIC) 2019 será realizada entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e vai reunir todos os atores do setor cafeeiro

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As curiosidades sobre o mundo do café – e, claro, as dicas de como preparar uma boa e fumegante xícara da bebida – estão na pauta da Semana Internacional do Café (SIC) 2019, que ocorre entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento contará com 25 atividades simultâneas, entre seminários, workshops, cursos, campeonatos e cuppings (provas de café) e o concurso Coffee of The Year, que vai indicar os melhores cafés brasileiros, nas categorias Arábica e Canéfora.

Veja alguns mitos, verdades e curiosidades sobre o cafezinho nosso de cada dia.

Coar café no coador de pano ou de papel influencia o sabor na xícara?

Sim, faz diferença, segundo a engenheira de alimentos e especialista em cafés, Eliana Relvas. “O coador de pano tem uma trama mais aberta que permite a passagem de componentes que trazem corpo ao café. Enquanto o filtro retém essas substâncias e também deixa a bebida mais translúcida. Os dois métodos são bons, mas o coador de pano precisa ser higienizado e depois de um tempo deve ser trocado. O filtro é descartável e mais simples de usar”, diz. E você, prefere usar o tradicional de pano que sua avó tinha ou o de papel?

É verdade que não devemos deixar a água ferver, pois nesse ponto de calor ela ‘queima’ o pó do café?

Para responder a essa pergunta, fomos atrás da engenheira de alimentos com especialização em cafés e consultora do varejo há 15 anos, Eliana Relvas. Ela explica que a temperatura da água é importante para poder extrair os componentes presentes no pó de forma mais adequada. “Café feito com água morna, por exemplo, fica subextraído. Então, o início da fervura, em torno de 90º C, é a temperatura ideal. Recomendo usar água mineral para fazer café, preferencialmente a que tem sais minerais. A água da torneira, em determinados lugares, tem muito cloro, o que altera o sabor da sua bebida.

Coado ou espresso?

Quando você vai a uma cafeteria, pede um espresso ou um coado? Sabe quais são características que os diferenciam, mesmo se eu usar a mesma quantidade de pó?

Espresso é feito com mais pressão, por isso maior concentração do sabor no paladar. Já o café filtrado ou coado é feito apenas pelo peso da água quente pelo pó de café. “Além dessas diferenças, quem preferir uma bebida mais forte, pode fazer no coador de pano e deixar mais tempo de contato entre o pó e a água”, diz a especialista em cafés e consultora do varejo há 15 anos, Eliana Relvas.

Meu café vai ficar mais gostoso seu eu passar uma água quente na garrafa primeiro?

A resposta é ... sim! A técnica, bem antiga e adotada por nossas avós, é indicada também para usar nas xícaras, no porta filtro e no filtro. “Principalmente para quem gosta de café bem quente”, ensina Eliana Relvas, especialista em cafés.

Adoro café com açúcar e já coloco o ingrediente na água que vou usar para passar o café. Pode?

A especialista em cafés Eliana Relvas dá uma dica esperta para quem gosta de adoçar o café durante o preparo: “Preferencialmente, prepare o café somente com água e adoce à parte. Assim, você economiza açúcar. Além disso, a calda do açúcar na água tende a aumentar a temperatura, alterando todo o sabor final da bebida na xícara, pois a água está mais envolvida com o produto adoçante do que com o café propriamente dito.

Optei por comprar os grãos de um produtor local para moer meu próprio café em casa, mas não sei nada sobre a técnica. Isso é possível?

Garimpamos umas dicas com a expert em cafés Eliana Relvas, que ensina aqui em cinco passos:

1) Compre um moinho pequeno e “evite bater no liquidificador, por favor!”, alerta Eliana;

2) Coloque a quantidade certa de café no moinho;

3) Moa os grãos até que fiquem com aspecto de pó - observe que a moagem deve ser adequada ao tipo de cafeteira, senão pode entupir o aparelho ou pode deixar o café fraco;

4) Passe o seu café da forma que mais lhe agrada;

5) Deguste sua bebida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES