Modelo descobre câncer raro e médicos culpam técnica de unha em gel

Médicos relatam que o número de casos semelhantes de câncer de pele estão crescendo.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A modelo Karolina Jasko, de 21 anos, descobriu que tinha um melanoma (tipo de câncer na pele) na unha, após notar que seu dedo polegar está infeccionado. Para Karolina, o inchaço e a vermelhidão eram provenientes apenas de um hematoma. A lesão começou com uma linha preta fina no polegar durante uma visita ao salão de beleza em 2016, mas ela não foi a um médico até que o polegar inchou e ficou vermelho após uma infecção não relacionada vários dias depois. As informações são do iBahia

Após uma biópsia, veio a confirmação que ela tinha melanoma de unha, um dos mais raros subtipos de câncer de pele. De acordo com o Monet, médicos relatam que o número de casos semelhantes de câncer de pele estão crescendo e responsabilizaram a popularidade de uma técnica de manicure com gel que requer a fixação das unhas com luz ultravioleta, que é prejudicial, caso ocorra grande exposição a radiação. 

Karolina, que foi Miss Illinois 2018, revelou que era adepta do procedimento estético que até então achava inofensivo, e que admitiu o uso da técnica - que aplica unhas de gel artificial e acrílico fixadas com luz UV - até duas vezes por mês durante vários anos.

Karolina revelou que a infecção - que até hoje não sabe a causa - salvou sua vida, pois a fez ir a um médico. "Se eu tivesse esperado mais e não aparecesse, poderia ser possível que o melanoma se espalhasse", disse em entrevista. Os médicos advertiram Karolina que eles poderiam ter que amputar todo o seu polegar, mas conseguiram salvar o dedo. No entanto, removeram a unha e o leito ungueal (tecido abaixo da unha) inteiro e fizeram enxerto de pele de sua virilha para cobrir a área.

O câncer nas extremidades - chamado de melanoma lentiginoso de acral - é mais agressivo que outros melanomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES