Moradores encontram ninho gigante de vespas em SP: 'Assustador'

O jornalista Ivan Edson encontrou a estrutura, já desocupada pelos insetos, em uma residência abandonada na área rural de Itaóca, SP.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moradores de Itaóca, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por um ninho gigante de vespas enquanto limpavam um imóvel abandonado. De acordo com o jornalista Ivan Edson, de 60 anos, o achado chamou a atenção dos moradores, que fizeram um mutirão para retirar a estrutura do local. As informações são do G1.

Ivan explicou que a 'casa' foi localizada no último fim de semana, enquanto uma equipe realizava a limpeza de uma residência na área rural de Itaóca. Logo no lado de fora da casa, os trabalhadores encontraram o ninho, já desocupado pelos insetos, grudado na parede.

Com aspecto frágil, o jornalista afirma que a estrutura, de aproximadamente dois metros de largura e 90 centímetros de altura, pesa aproximadamente 15 kg e foi retirada intacta do local.

O jornalista conta que foi chamado ao local pela equipe, que se assustou com o tamanho do ninho. Com a ajuda dos trabalhadores, Ivan conseguiu desgrudar e colocar a estrutura sobre seu carro e a levar até sua casa. Segundo o jornalista, a intenção é transformar o objeto em peça do futuro museu de Itaóca.

"Ninguém nunca tinha visto um ninho desse tamanho. É assustador mesmo. Pelo menos não tinha mais vespas, estão tivemos só o trabalho de tirar da parede com cuidado e colocar em cima do carro. É curioso, parece feito de papelão, vai virar um atrativo para os turistas", explica Ivan.

Risco

De acordo com Vidal Haddad Junior, especialista em toxinologia, o ninho sugere que pode ter sido construído por vespas-do-papel, as quais fazem seus ninhos mastigando e regurgitando papel. Peçonhentas, a picada das vespas pode causar alergias, além de dor intensa e possibilidade de envenenamento.

Ele aponta que ninhos grandes são incomuns e acontecem, principalmente, em áreas com pouca presença humana. Em caso do encontro com ninhos de vespas, Haddad orienta para que não sejam atirados objetos ou substâncias como combustível ou inseticidas, devido à agressividade dos insetos na defesa do território.

Ainda segundo o especialista, pessoas com alergias, bem como crianças e animais domésticos, devem ficar longe dos ninhos. A retirada das estruturas deve ser feita somente por pessoal especializado, segundo explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES