Movimento Julho Sem Plástico convida a refletir hábitos de consumo

Embalagens, garrafas pet, sacolas e fraldas descartáveis são alguns dos itens que podem ser reduzidos, substituídos ou reciclados

A poluição do plástico é o desafio do século | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de julho é conhecido pela conscientização do consumo de plástico, visando a redução desse uso. O movimento teve início com a Plastic Free July, e chegou no Brasil há dois anos. A ideia é evitar o consumo desse material que, quando descartado indevidamente nas ruas, nos rios e oceanos, leva em média 400 anos para se decompor, poluindo o meio ambiente e prejudicando a vida marinha.

Por ano, a estimativa é de que mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos mares, ocasionando a morte de 100 mil animais marinhos. Considerando o cenário atual, é possível que em 2050 existam mais plásticos do que peixes no mar. "A produção do plástico no mundo hoje é muito superior à nossa capacidade de reciclagem deste tipo de resíduo. A conta não fecha, e por isso a urgência em repensarmos as nossas escolhas", alerta Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos e fundador da Oceano Resíduos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) do Meio Ambiente acredita que a poluição do plástico é o desafio do século. O plástico coloca em risco a vida selvagem e prejudica sistemas naturais, além de entrar na comida e estar no ar que respiramos. Um relatório da WFF, o Fundo Mundial para a Natureza, traz dados alarmantes sobre esse material: 75% de todo plástico já produzido é lixo; 80% da poluição plástica nos oceanos vem da terra; quase metade de todo plástico é usado para criar produtos descartáveis com vida útil menor que três anos.

Como ajudar? Substituindo, diminuindo ou erradicando o uso de alguns produtos:

Canudos de plástico podem ser substituídos pelos de bambu ou aço inox, ecobags ou carrinhos de feira podem ser utilizados ao invés de sacolas plásticas, ter um copo ou garrafa para água na escola ou no trabalho ao invés de usar copos descartáveis também é uma atitude sustentável (e econômica). Se for utilizar o take away dos estabelecimentos, prefira aqueles com embalagens de papel ou de plástico biodegradável, e escolha a garrafa de vidro retornável (refrigerante) no comércio perto de você ao invés de comprar garrafas pet.

A mudança é possível, e todos podem ajudar de alguma forma. Convide familiares e amigos para participar do movimento Julho Sem Plástico, quem ganha são todos os seres vivos no planeta, e a Terra em si. "Saber que apenas 9% de todo plástico produzido no mundo até hoje foi reciclado é preocupante e impõem à todos nós a necessidade de buscar alternativas ao uso do descartável. O movimento julho sem plástico é um chamado para despertamos esta tomada de consciência, capaz de mudar comportamentos e consumos que vão contra à sustentabilidade", reforça Zarvos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES