Muito além da Vitamina C: conheça os benefícios da tangerina

A fruta é rica em substâncias responsáveis por diversos benefícios à saúde, entre eles, o fortalecimento do sistema imunológico

A mexerica é a pedida certa, por ser rica em fibras | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto ela é mais conhecida como mexerica na região Sudeste, no restante do país ela é chamada de tangerina. Independentemente de sua nomenclatura, sabe-se que ela é referência entre as frutas quando o assunto é turbinar a imunidade. No entanto, seus benefícios para o corpo vão muito além disso.

"Além de rica em Vitamina C, a tangerina é fonte de fibras e apresenta um alto teor de potássio. Portanto, é recomendado consumir a fruta com regularidade, já que ela proporciona inúmeros benefícios e auxilia na prevenção de doenças", comenta Jéssica Santos, nutricionista da Superbom.

Abaixo, a nutricionista elenca as principais vantagens de inserir a fruta na alimentação do dia a dia. Confira abaixo:

Prevenção de doenças cardíacas:

Estudos comprovam que consumir frutas cítricas, como a tangerina, promovem a diminuição significativa do risco de contração de hipertensão e doenças cardiovasculares como aterosclerose e AVC. Essa função está associada à ação antioxidante promovida por elas, que retardam e previnem a ação dos radicais livres no corpo.

Reprodução internet

Redução do colesterol:

Segundo uma pesquisa divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a tangerina possui um composto denominado flavonoide, podendo ser responsável por reduzir o colesterol com mais eficácia que determinados medicamentos. Por isso, para quem sofre desse mal, a nutricionista sugere o consumo diário da fruta.

Melhora na digestão:

"Quando se pensa em frutas ricas em fibras, a laranja é uma das primeiras a vir em mente. Poucos sabem, mas a tangerina apresenta três vezes mais fibras. Ela estimula a absorção de água e acelera a digestão, eliminando os resíduos e, consequentemente, aliviando a constipação", explica Jéssica.

Fortalecimento do sistema imunológico:

"Por ser rica em vitamina C, a fruta promove o fortalecimento da imunidade, garantindo maior resistência a diversos problemas de saúde como gripes e resfriados", comenta.

Diminui o envelhecimento precoce:

O envelhecimento precoce é causado por um processo degenerativo que ocorre antes que idade biológica chegue. Porém, devido ao alto teor de vitamina C, fibras e propriedades antioxidantes encontrados no fruto, auxilia no combate dos radicais livres, principais agentes envolvidos no processo de envelhecimento.

Redução de inflamações:

"A Vitamina C e as substâncias antioxidantes presentes na tangerina atuam no combate a inflamações no corpo, impedindo a formação de radicais livres que possibilitam reações desnecessárias de oxidação no corpo e causam desconfortos", declara também a nutricionista.

Aumento da saciedade:

Para quem busca uma alimentação mais balanceada, a mexerica é a pedida certa. "Por ser rica em fibras, ela atrasa o esvaziamento gástrico, fator que diminui a fome. Além disso, as pessoas mastigam por mais tempo e aumentam a salivação, o que também aumenta a sensação de saciedade", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES