Mulher de 100 anos de idade se elege na Alemanha

Lisel Heise cansou de lutar pela reabertura da piscina pública da cidade onde mora e decidiu disputar eleição local.

| Foto: Ralph Orlowski / Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parece brincadeira, mas trabalhar duro dá resultado e não importa a idade. Lisel Heise tem cem anos de idade e conseguiu entrar para o conselho municipal da cidade dela, a pequena Kirchheimbolanden, no sudoeste da Alemanha. 

Na eleição, que ocorreu no domingo, 26, a idosa se tornou a primeira centenária em uma das cadeiras da administração local.Em abril, o E+ contou a história de Lisel Heise. Ela decidiu se candidatar, após lutar pela reabertura da piscina pública. O local foi fechado em 2011.

 Lisel Heise tem cem anos de idade. Foto: Ralph Orlowski / Reuters

"Eu sei, por experiência própria, como ela é importante tanto para o espírito quanto para o corpo", declarou Lisel para a reportagem da Deutschwelle.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o pai de Lisel foi integrante do conselho municipal da cidade. Ele foi preso por quatro semanas depois de criticar a destruição de sinagogas pelo regime nazista.

A alemã espera ser ouvida agora que se tornou integrante da administração, depois de anos sendo ignorada pelas autoridades.

O partido de Lisel conquistou duas cadeiras no conselho, composto por 24 assentos. A idosa recebeu 991 votos. "Quem quer mudar alguma coisa precisa trabalhar por isso", afirmou. Para ela, promover mudanças políticas e sociais é algo que independe da idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES