Mulher enfrenta caso raro de pelos nascendo nas gengivas

Caso pode ter causas genéticas

Gengiva com cabelo? | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nosso corpo é uma grande caixa de surpresa que não para de nos surpreender. Estamos em constante mudança e evolução, isso faz com que a humanidade apresente coisas novas com frequência. Infelizmente, estudiosos sempre descobrem algum tipo de doença que pode nos trazer vários danos. Por outro lado, os nosso anticorpos também estão sempre mostrando resistência, o que é algo extremamente positivo. Mesmo esperando por tudo, há casos capazes de nos deixar boquiabertos. Um exemplo disso aconteceu recentemente, quando uma mulher apresentou um caso extremamente raro. Fio de cabelo estava nascendo em sua gengiva, o que surpreendeu diversos estudiosos do mundo inteiro. As informações são do Fatos Desconhecidos.

As pessoas, que se depararam com o caso, alegam ter imaginado como é viver assim. Isso porque quando um fio de cabelo para em nossa boa, a sensação já é horrível. Agora imagine como é viver com um pelo crescendo em sua gengiva? Esse caso aconteceu com uma italiana que não teve sua identidade revelada. A mulher tem 29 anos de idade e virou alvo para diversos cientistas. O estudo do seu caso foi publicado no Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology e Oral Radiology. Confira conosco mais detalhes sobre isso e compartilhe com seus amigos.

Como os médicos da jovem relataram no artigo, ela buscou ajuda médica, pela primeira vez, em 2009. Foi nessa época, que os profissionais encontraram pelos parecidos com cílios, saindo de seus tecidos moles. Isso, diretamente atrás dos dentes superiores da frente. Ela foi então diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos. Essa é uma condição causada por um desequilíbrio nos níveis de hormônios sexuais. Isso pode causar o crescimento excessivo de pelos.

Os médicos realizaram uma cirurgia para retirar os pelos. Após isso, a jovem recebeu uma pílula anticoncepcional que ajudaria a regular os níveis hormonais. No entanto, seis anos depois, quando estava com 25, ela retornou à clínica apresentando os mesmos sintomas. Na ocasião, os médicos conseguiram perceber um excesso de pelos em seu queixo, pescoço e, de novo, na gengiva. A italiana passou por mais um tratamento, mas os pelos continuaram crescendo em sua gengiva nos próximos meses e continuam até hoje.

Segundo os especialistas envolvidos no seu caso, essa é uma condição extremamente rara no mundo. Estima-se que exista apenas outros cinco casos desse relatados na literatura médica. No artigo mais recente que publicaram, os autores reiteraram a hipótese de que o crescimento desses pelos era o resultado do desequilíbrio hormonal. Isso porque, como eles notaram, a paciente interrompeu o tratamento com anticoncepcional Foi justamente após isso que os pelos voltaram a crescer.

Os especialistas ainda não sabem o que faz com que casos como o da italiana aconteçam. No entanto, especulam que esse fenômeno tenha a ver com o desenvolvimento embrionário. O tecido que forma nossa boca vem da mesma cama de células que forma a pele, e é comum que as pessoas tenham glândulas sebáceas na região bucal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES