Mulher mais velha do mundo pelo Guinness comemora 117 anos

Kane Tanaka nasceu em 1903 e teve cinco filhos, sendo quatro biológicos e um adotivo. Atualmente ela vive em uma casa de repouso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pessoa mais idosa do mundo é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou seu aniversário de 117 anos em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão, neste domingo (5). Tanaka é considerada a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, desde o ano passado, então com 116 anos. Agora ela bate o próprio recorde.  As informações são do G1.

Foto: Ryosuke Uematsu/Kyodo News via AP 

Para celebrar o marco, Tanaka ganhou uma festa de aniversário dos funcionários da casa de repouso em que vive, segundo a agência de notícias Reuters. Tanaka foi presenteada com um grande bolo e, depois de comer o primeiro pedaço, disse: "Eu quero mais".

Segundo o Guinness World Records, Tanaka nasceu prematuramente em 2 de janeiro de 1903, três anos antes de Santos Dumont voar no 14-Bis. Em 9122, casou-se com Hideo Tanaka, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto.

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

Envelhecimento da população japonesa

A idade recorde de Tanaka é simbólica para o Japão, que, juntamente com a queda na taxa de natalidade, está assistindo a um vertiginoso aumento da sua população idosa. A questão levanta preocupações quanto a escassez de mão-de-obra e as perspectivas de crescimento econômico do país no futuro.

Segundo um estudo da ONU do ano passado, a população do Japão deverá encolher 21% entre 2020 e 2050.

Casos brasileiros

Apesar do livro dos recordes reconhecer a japonesa Tanaka como a pessoa viva mais velha do mundo, o Brasil reivindicou o posto duas vezes no ano passado, com uma baiana de 118 anos e uma alagoana de 117. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES