Mulher perde as unhas dos pés após frequentar pedicure de peixes

Na técnica diferente de pedicure, os peixes comem as peles mortas dos pés dos clientes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ano após ano o mercado de beleza surpreende com novos procedimentos – muitas vezes inusitados ou até mesmo bizarros. E quem não se lembra da pedicure  com peixes? Após viralizar na internet, o método ganhou espaço em alguns salões ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Contudo, um acontecimento provou que a técnica não é nada segura para a saúde das unhas. As informações são do IG.

Segundo um conteúdo publicado no JAMA Dermatology (EUA), uma mulher perdeu todas as unhas dos pés após se submeter ao “ peixe-pedicure ”. O relatório apontou que a jovem de 20 anos apresentou um “histórico de seis meses com as unhas anormais”.

O problema não estava relacionado com lesões causadas por contato de atividade física, nem a doenças e machucados nos pés. Foi aí, então, que ela relatou que havia passado pelo tratamento com os peixes antes de seus problemas começarem.

shutterstock

Antes de continuarmos, vale entender como funciona o procedimento. É simples: você mergulha os pés em uma bacia de água com uma espécie chamada “peixe-médico” para que eles comam a pele morta.

Como os autores do estudo apontam, a prática pode, de fato, ser funcional. Pesquisas indicaram que o método pode ser usado para reduzir placas de psoríase (descamação), já que os peixes basicamente comem as camadas mortas enquanto ignoram a pele saudável. Algumas pessoas que fizeram afirmaram que, de fato, garante pés macios e cheirosos. Porém, como os autores declararam, essas alegações são infundadas.

Por que as unhas caíram?

Agora vamos voltar à história da mulher. Os médicos acabaram descobrindo que ela havia desenvolvido onicomadese – quando a raiz da unha se separa do tecido sob ela, impedindo seu crescimento. E foi isso basicamente que as fez caírem.

Divulgação/JAMA Dermatology

“Em meu conhecimento, este é o primeiro caso associado a um ‘peixe-pedicure’”, escreveu Shari R. Lipner, autora do estudo e dermatologista da Weill Cornell Medicine (EUA). Ela acrescenta que, embora não esteja claro por que isso aconteceu, as mordidas dos peixes podem ter causado trauma às unhas, forçando-as a parar de crescer.

Os autores do estudo também apontam que esse método é bem arriscado. Isso porque os peixes (e as bacias) podem não ser higienizados adequadamente nos estabelecimentos, além de muitas vezes serem reutilizados. Isso torna a transmissão de infecções uma possibilidade muito real – algumas pessoas relataram infecções por Staphylococcus aureus após passar pelo “peixe-pedicure”.

Outro sinal vermelho é que eles são banidos em mais de 10 estados dos Estados Unidos por conta da questão de higiene. E pior: pode ser até que te coloquem para fazer os pés com peixes que, na verdade, nem são os medicinais, mas sim da espécie Chinchin chinês. Eles são frequentemente confundidos – exceto pela diferença de que o Chinchin tem dentes e extrai sangue, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (EUA).

Por fim, mais um ponto negativo dessa técnica é que, para comer pele humana, os peixes precisam estar morrendo de fome – o que é bem cruel. Portanto, definitivamente não vá a um “peixe-pedicure”. Aposte no método tradicional e desfile por aí seus pés saudáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES