Mulher submetida a transplante facial precisará de um novo rosto

“Há muitas coisas que desconhecemos e novas coisas que estamos descobrindo. Não é nada realista que esperemos que as faces durem toda a vida dos pacientes”, disse o diretor de transplantes do Brigham and Woman’s Hospital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carmen Blandin Tarleton teve 80% do corpo queimado e ficou com a face irreconhecível após ser atacada com soda cáustica pelo ex-marido Em 2007, em Vermoint, nos EUA. As informações são da Extra. 

Seis anos depois, Carmen passou por um transplante facial. A cirurgia foi feita no Brigham and Woman’s Hospital, em Boston (EUA). O transplante de rosto durou 15 horas e foi realizado por uma equipe com mais de 30 profissionais de saúde. O cirurgião chefe, Bohdan Pomahac, afirmou à época que as queimaduras da paciente eram as piores que ele já tinha visto na carreira. "Carmen é uma lutadora", disse.

A luta vai continuar. Médicos que acompanham a americana descobriram que o novo rosto da paciente está apresentando progressiva perda de tecido, o que levará à necessidade de encontrar um novo rosto para Carmen, segundo reportagem do "Boston Globe".

AP

O rosto de Carmen vem repetidas vezes apresentando inchaço e vermelhidão. Todas as crises foram tratadas com sucesso. Porém, no mês passado, os médicos descobriram que alguns vasos sanguíneos da face se comprimiram ou se fecharam, causando a morte de tecido. Se o ritmo de perda de tecido for lento, a americana poderá aguardar na fila por um novo transplante. O pior cenário, entretanto, com os tecidos morrendo rapidamente, fará com que o rosto da doadora seja removido e a face original seja reconstruída.

Mais de 40 paciente no mundo - incluindo 15 nos EUA - já passaram por transplante de rosto. Nenhum dos pacientes operados nos EUA perdeu a face transplantada. No entanto, no ano passado, um paciente francês sofreu forte rejeição e teve que ser submetido a um segundo transplante. É o que se encaminha para o caso de Carmen, acreditam os médicos, que ainda precisam saber se a paciente terá condições de receber um segundo rosto.

Os médicos que cuidam de Carmen afirmam que a maior parte dos órgãos transplantados tem tempo de vida limitado e que o transplante facial ainda é um procedimento experimental.

"Há muitas coisas que desconhecemos e novas coisas que estamos descobrindo. Não é nada realista que esperemos que as faces durem toda a vida dos pacientes", disse o diretor de transplantes do Brigham and Woman’s Hospital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES