Múmia de 3 mil anos é descoberta no Egito; foto

Sarcófago de Thuya não foi o único artefato encontrado na necrópole

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com séculos de saques e pilhagens nas antigas necrópoles que se espalham pelo Egito, não é todos os dias que os arqueólogos se deparam com múmias “inteirinhas” e em bom estado de preservação. No entanto, foi isso o que os oficiais do Ministério de Antiguidade anunciaram nesta semana: a descoberta de um sarcófago contendo o corpo mumificado de uma mulher datado em 3 mil anos.

De acordo com o que foi divulgado, o sarcófago foi encontrado por uma equipe liderada por arqueólogos franceses na necrópole de Al-Assasif, situada em Luxor, na margem oeste do Nilo. A múmia, segundo os pesquisadores, é de uma mulher chamada Thuya, figura que viveu durante a 18ª Dinastia — período que se estendeu de 1550 a.C. e 1295 a.C. e que reuniu monarcas como Tutancâmon e Ramsés II.

Segundo os arqueólogos, Al-Assasif se encontra em Luxor, entre o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas, e era o local de sepultamento de altos funcionários e nobres próximos dos faraós.

Mas o sarcófago de Thuya não foi o único artefato encontrado na necrópole! Na realidade, os arqueólogos encontraram duas tumbas no lugar, contendo outro sarcófago — da 17ª Dinastia —, algumas múmias, esqueletos e cadáveres ainda não identificados, e cerca de mil estatuetas funerárias conhecidas como ushabtis feitas em madeira, argila e faiança (um tipo de louça).

Veja:

Os pesquisadores acreditam que as tumbas são de quase 4 mil anos atrás e pertenciam a um homem chamado Thaw-Irkhet-If, que seria o supervisor das mumificações que eram realizadas no Templo de Mut, em Karnak, ou seja, uma figura pra lá de importante para a sociedade do Antigo Egito. Entretanto, apesar de originalmente ser do período do Império Médio, as tumbas seguiram em uso durante séculos e continuaram recebendo novos ocupantes — como foi o caso de Thuya.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES