Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Não jogue nada fora! Saiba qual é a melhor parte da melancia

Sua casca é uma fonte espetacular de citrulina.

Não jogue nada fora! Saiba qual é a melhor parte da melancia
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Por Lúcia Helena

A lógica da natureza é das mais simples. Feita por ela para proteger a espécie que embala de sol e chuva, frio e calor, substâncias estranhas na terra ou no ar, bicadas de tudo o quanto é bicho e — ufa! — invasão de germes, é claro que a casca dos vegetais desenvolveu suas próprias defesas. Armou-se de vitaminas, mineras e bioativos, capazes de reparar estragos e espantar seus inimigos. Daí que, para a saúde dos consumidores mais atrevidos, esse invólucro —  seja ele  fino como a pele do pêssego ou duro feito a capa do abacaxi —  costuma ser tão ou literalmente mais precioso do que a polpa. No entanto, quase nunca vai parar no prato ou no copo. 

Digo mais, nem é preciso ser casca grossa: como qualquer escudo, ao seu modo toda casca é firme. A firmeza é conferida por uma belíssima trama de fibras. Mas, como eu aposto que você já sabe dessa história de que as cascas têm fibras aos montes, vou parar de falar disso  para mostrar aspectos inusitados, que podem despertar a sua vontade de morder  as sobras de uma suculenta fatia de melancia. 

Crédito: iStock

Ok, não vou forçar a amizade e oferecer de cara a opção de mastigá-las cruas. O revestimento de alguns frutos e vegetais pede um forno ou um fogão antes de você cair de boca. Mas acredite: há sempre um jeito saboroso de não se jogar nada fora, o que seria desperdiçar saúde, além de recursos consumidos desde o cultivo até o tratamento das toneladas de lixo orgânico que produzimos. 

Melancia 

Pesquisadores do Departamento de Agricultura do governo americano concluíram que sua casca verdinha — a branca é o que chamam de entrecasca — é uma fonte espetacular de citrulina. Trata-se de um aminoácido que o nosso organismo não produz por conta própria e que é reconhecido por dar um chega-pra-lá na fadiga muscular. A citrulina faz até  mais: melhora o fluxo sanguíneo, ajudando outra molécula, a de óxido nítrico, a relaxar os vasos.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto