Não tomar o café da manhã pode matar? Descubra

O café da manhã é mundialmente reconhecido como a refeição mais importante do dia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo divulgado pelo American College of Cardiology, associação médica que se dedica a doenças cardiovasculares nos Estados Unidos, afirma que o café da manhã pode salvar vidas. Pular a primeira refeição do dia - de acordo com os investigadores - está associado a um maior risco de morte por doenças cardiovasculares. As informações são do Notícias ao Minuto.

A pesquisa, divulgada pela BBC News, envolveu uma equipe de médicos e investigadores de diferentes universidades dos EUA. Os acadêmicos analisaram uma mostra de 6.550 adultos com idades entre 40 e 75 anos, que participaram em um estudo nacional de saúde e nutrição entre 1988 e 1994. Os participantes informaram a frequência com que tomavam a primeira refeição do dia.

De um modo geral, 5% dos participantes disseram que jamais tomavam o café da manhã, cerca de 11% afirmaram que raramente comiam pela manhã e 25% disseram que ingeriam o café da manhã de forma intermitente.

Posteriormente os investigadores analisaram os registros de morte dessas pessoas até 2011. Tendo registrado que 2.318 participantes do estudo tinham morrido - e procuraram por associações entre o consumo desta refeição e mortalidade.

Depois de avaliar outros fatores de risco como fumar ou obesidade, os investigadores apuraram que 87% dos que se abstinham de comer a refeição apresentavam um maior risco de morrer vítimas de doenças cardiovasculares.

Ressalvas ao estudo

Pesquisas médicas já haviam indicado, anteriormente, que pular o café da manhã tinha um impacto negativo na saúde. Todavia, os cientistas continuam procurando entender as possíveis relações entre não fazer essa refeição e ter algum problema de saúde.

Ao comentar a pesquisa da associação americana de cardiologia, o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), foi categórico em dizer que o estudo "não é capaz de provar que não comer aquela refeição é a causa direta de morte por doença cardiovascular".

"O estudo só teve uma avaliação única do café da manhã, que pode não refletir hábitos ao longo da vida. Também não explica o que o café da manhã significa para pessoas diferentes", diz um texto divulgado no site do NHS.

"Por outras palavras, muitas pessoas tomam o café da manhã diariamente, mas pode ocorrer uma variação enorme entre quem come algo saudável às 8h e quem come um sanduíche de bacon ou uma barra de cereais açucarada no fim da manhã”, destaca.

De qualquer forma, Wei Bao, professor assistente de epidemiologia da Universidade do Iowa e um dos autores da pesquisa, sai em defesa das descobertas do estudo.

"Muitos estudos têm mostrado que pular o café da manhã está relacionado com alto risco de ter diabetes, hipertensão ou colesterol alto", diz Bao. "O nosso estudo indica que tomar a refeição pode ser uma forma simples de promover a saúde cardiovascular", conclui o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES