NASA está testando protótipo de táxi aéreo; veja as novidades tecnológicas

Em suma, esse ramo tem tido um papel fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias. Indo desde motores de foguete até sistemas de controle de aeronaves.

voo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em suma, quando se fala em NASA as pessoa já associam a agência espacial americana às missões para fora do nosso planeta. No entanto, ela também é responsável por outras áreas de pesquisa. Como por exemplo, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço que é também a organização de pesquisa aeroespacial civil dos Estados Unidos.

Em suma, esse ramo tem tido um papel fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias. Indo desde motores de foguete até sistemas de controle de aeronaves. E uma parte do trabalho deles é fazer a campanha para Advanced Air Mobility (AAM) para testar a tecnologia de drones autônomos.

Nessa campanha o marco mais recente foi o teste de um helicóptero elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Eventualmente, esse helicóptero será destinado para ser usado como táxi aéreo .

Os testes desse veículo foram até o dia 10. Eles usaram o eVTOL de uma empresa chamada Joby, que está desenvolvendo essa tecnologia junto com a NASA há mais de 10 anos.

A aeronave parece uma versão grande do drones de seis rotores. E os testes aconteceram na Joby’s Electric Flight Base, perto de Big Sur, na Califórnia. Essa foi a primeira rodada de testes com esse veículo. E a NASA tem um plano rigoroso de testes para serem feitos. Além de uma coleta de dados a respeito do movimento do veículo, ruído e comunicações nas várias formas de voo.

Para conseguir coletar alguns dados, os pesquisadores tiveram que criar um tipo de centro acústico móvel que conseguisse rastrear a aeronave com 50 microfones diferentes e coletar dados a respeito do ruído que ela faria.

Análises

Isso porque o ruído é um fator importante no voo do eVTOL, até porque as pessoas tem que aceitá-lo. E com certeza a maioria das pessoas não gostaria que um veículo desse decolasse do seu quintal e fizesse o mesmo tanto de barulho que um motor de um jato.

Aeronaves modernas estão sendo testadas. (Foto: Reprodução)

Além da aceitação do público, outros fatores são importantes. Como por exemplo, os regulamentos. Por mais que a NASA não seja diretamente responsável pela regulamentação do voo autônomo, ela é o parceiro-chave para a Federal Aviation Administration (FAA),

Uma preocupação já foi expressa por alguns ativistas de tecnologia dizendo que a FAA está lidando com uma indústria que está em uma evolução bem rápida. E isso potencialmente dificultaria o desenvolvimento de empresas americanas conforme concorrentes em melhores regimes regulatórios voem na sua frente, literalmente.

Táxi voador

Contudo, a AAM da NASA informará os processos de tomada de decisão pela FAA. Agora, a próxima etapa dos esforços irá ser um conjunto de testes conhecido como NC-1. Eles serão testes que irão rastrear padrões de voos e cenários mais realistas do que os que foram testados em Big Sur. E eles estão programados para acontecer em 2022.

Próxima etapa dos esforços irá ser um conjunto de testes conhecido como NC-1. (Foto: Reprodução)

Em teoria, esses esforços das pesquisas aeroespaciais junto com a regulamentação do governo dos EUA terão como resultado uma indústria vibrante e inovadora que poderá mudar a vida das pessoas para melhor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES