Alimento inovador para astronautas consumirem no espaço. Você tem alguma ideia? A Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA) lançaram esse desafio e vão pagar prêmio de 1 milhão de dólares (R$ 5,4 milhões) para o vencedor.

Leva o dinheiro quem desenvolver tecnologias, ou sistemas inovadores de produção de alimentos, que tenham qualidade nutricional e resultem no menor resíduo possível.

Apelidado de Deep Space Food Challenge (Desafio da Comida no Espaço Profundo, em tradução livre), o projeto será utilizado em missões espaciais a distâncias nunca antes alcançadas e de períodos de longos anos, como em Marte.

A Nasa vai pagar US 1 milhão para ideia de alimento inovador para astronautas que seja nutritivo e produza baixo resíduo. (Foto: Nasa)A Nasa vai pagar US 1 milhão para ideia de alimento inovador para astronautas que seja nutritivo e produza baixo resíduo. (Foto: Nasa)

Segundo a agência, com o tempo, os alimentos perdem seu valor nutricional e não atendem a todas as necessidades de manutenção de saúde dos astronautas.

Por isso a busca por novas soluções.

“Empurrar os limites da tecnologia de alimentos manterá os futuros exploradores saudáveis e poderá até ajudar a alimentar as pessoas aqui em casa”, disse Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da Nasa.

Projeto também poderá ser aplicado para soluções de crises humanitárias

Outra notícia incrível é que essas soluções inovadoras de produção de alimentos nutritivos por muito tempo poderão ser aplicadas aqui na Terra.

Se der certo, a ideia inovadora poderá ajudar a combater a fome no mundo.

A Nasa garante que a Deep Space Food Challenge pode ter também aplicações na produção local de alimentos, doméstica e comunitária.

A Nasa explica que varias equipes já passaram para a Fase 2, mas continua recebendo inscrições até o dia 28 de fevereiro.

“Novas equipes são bem-vindas e altamente incentivadas a participar após fornecer as informações de inscrição necessárias, com vencimento até 28 de fevereiro. Os participantes interessados dos Estados Unidos podem concorrer a parte do uma bolsa de prêmios de até US $ 1 milhão da NASA”, afirmou o site da agência.