Nasce saudável ninhada proveniente de semên de ratos congelados

O experimento, que foi conduzido por pesquisadores japoneses, teve início em 2013, quando as amostras foram levadas a ISS.

Filhotes de ratos | Todos os filhotes tinham um aparência normal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante quase seis anos, três caixas contendo 48 amostras de esperma de rato em cada uma ficaram armazenadas na Estação Espacial Internacional (ISS), onde foram exposta a altos níveis de radiação cósmica. Para serem preservados nessas condições, os exemplares passaram por um processo chamado de criodessecação, em que um determinado produto é desitratado e congelado a vácuo, podendo ser conservado nessa forma por décadas. De volta à Terra, a amostra foi hidratada novamente e conseguiu gerar 168 ratos livres de anomalias genéticas.

O experimento, que foi conduzido por pesquisadores japoneses, teve início em 2013, quando as amostras foram levadas a ISS. O primeiro lote retornou à Terra depois de nove meses no espaço, o segundo veio em dois anos e noves e o terceiro chegou após cinco anos e 10 meses na estação espacial. Todos os lotes produziram crias aparentemente saudáveis que, quando atingirem a maturidade, serão acasalados aleatoriamente para averiguar se a segunda geração de filhotes também será normal.

Os resultados da primeira fase do projeto, focada na primeira ninhada de "ratos espaciais", foram divulgados em artigo publicado no Science Advances. Segundo o biólogo Teruhiko Wakayama, líder do estudo e pesquisador da Universidade de Yamanashi, no Japão, mesmo que o "sêmen espacial" fosse de qualidade um pouco menor que o grupo controle, havia pouca diferença entre ratos fertilizados a partir do esperma preservado fora de órbita e aqueles que foram procriados com sêmen comum.

"Todos os filhotes tinham um aparência normal", afirma Wakayama, em entrevista à agência de notícias AFP, que também assegura que nenhuma anomalia congênita foi encontrada na prole. 

Todos os filhotes tinham um aparência normal. (Foto: Teruhiko Wakayama-Universidade de Yamanashi)

O objetivo do estudo era analisar como a radiação cósmica pode afetar o DNA presente em células reprodutivas — o que é uma questão a ser considerada para missões espaciais de exploração e colonização humana.

“No futuro, quando chegar a hora de migrar para outros planetas, precisaremos manter a diversidade dos recursos genéticos, não apenas para humanos, mas também para animais de estimação e animais domésticos”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado na Science Advances. Ainda segundo os cientistas, por questões financeiras e de segurança, o mais provável que células germinativas sejam transportadas no lugar de animais vivos. Nesse caso, a criodessecação traz a vantagem de poder estocar espermas por até 200 anos, estimam.

Até que tudo isso se torne realidade, há muito mais a ser estudado. Os efeitos da radiação espacial sobre óvulos e embriões fertilizados, por exemplo, são alguns pontos a serem analisados no caminho.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES