Neuralink: Elon Musk implanta chip em cérebro de porca

A startup Neuralink se candidatou ao lançamento de testes em humanos no ano passado

Neuralink | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elon Musk revelou que uma porca está com um chip de computador do tamanho de uma moeda no cérebro para demonstrar seus planos ambiciosos de criar uma interface cérebro-máquina funcional.

"É como um Fitbit em seu crânio com pequenos fios", disse o empresário bilionário em um webcast. Sua startup Neuralink se candidatou ao lançamento de testes em humanos no ano passado. A interface pode permitir que pessoas com problemas neurológicos controlem telefones ou computadores com a mente.

Porca Gertrude (reprodução)

Musk argumenta que esses chips podem ser usados para ajudar a curar doenças como demência, doença de Parkinson e lesões na medula espinhal. Mas a ambição de longo prazo é inaugurar uma era que o Sr. Musk chama de "cognição sobre-humana", em parte para combater a inteligência artificial tão poderosa que ele diz que pode destruir a raça humana.

Gertrude, a porca,  foi uma das três porcas nos currais que participaram da demonstração do webcast de sexta-feira (28). Ela demorou um pouco para começar, mas quando comeu e cheirou palha, a atividade apareceu em um gráfico que rastreou sua atividade neural. Ela, então, quase sempre ignorou toda a atenção ao seu redor.

O processador em seu cérebro envia sinais sem fio, indicando atividade neural em seu focinho ao procurar comida.

Ambição de Elon Musk vai muito além (imagem: Getty)

Musk disse que o dispositivo Neuralink original, revelado há pouco mais de um ano, foi simplificado e diminuído. "Na verdade, cabe muito bem em seu crânio. Pode estar sob seu cabelo e você não saberia."

Fundado em 2017, o Neuralink tem trabalhado muito para recrutar cientistas, algo que Musk ainda estava anunciando no Twitter no mês passado e que ele disse ser o objetivo da demonstração de sexta-feira.

O dispositivo que a empresa está desenvolvendo consiste em uma pequena sonda contendo mais de 3.000 eletrodos presos a fios flexíveis mais finos que um fio de cabelo humano, que podem monitorar a atividade de 1.000 neurônios cerebrais. Antes do webcast, Ari Benjamin, do Laboratório Kording da Universidade da Pensilvânia, disse que o verdadeiro obstáculo para a tecnologia poderia ser a complexidade do cérebro humano .

"Assim que tiverem as gravações, o Neuralink precisará decodificá-las e um dia atingirá a barreira que é nossa falta de compreensão básica de como o cérebro funciona, não importa de quantos neurônios eles gravem”. "Decodificar metas e planos de movimento é difícil quando você não entende o código neural no qual essas coisas são comunicadas." 

As empresas de Musk, SpaceX e Tesla, capturaram a imaginação do público com suas tentativas de impulsionar o progresso em voos espaciais e veículos elétricos, respectivamente. Mas ambos também demonstram o hábito do empresário de fazer declarações ousadas sobre projetos que acabam demorando muito mais para serem concluídos do que o planejado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES