Noites mal dormidas podem ter relação com dores nas costas

O sono pode interferir na saúde da coluna

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sono é fundamental para reparação da nossa saúde e também da coluna vertebral. É o momento de descanso e recuperação das energias para as atividades do dia seguinte. Mas, segundo o ortopedista especialista em coluna e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, Dr. Luiz Cláudio Lacerda, para uma parcela da população a noite não traz esses sintomas de paz e relaxamento, e pode significar sofrimento e angústia, principalmente para quem tem dor lombar ou cervical crônica.

Alguns sinais a serem observados são dores musculares, dor aguda na região das costas, dor que irradia para a perna e flexibilidade limitada ou problemas nos movimentos das costas, que podem significar um verdadeiro pesadelo para as pessoas que convivem com o drama diariamente na hora de adormecer.

Atenção para a posição na hora de dormir

Segundo o especialista, não existe uma receita certa para amenizar as dores na coluna e se ela está prejudicando a qualidade do sono, se faz necessária uma avaliação com um ortopedista para solicitar exames e fazer um diagnóstico correto. “Se a dor nas costas prejudica o sono, procure imediatamente ajuda médica”.

Lacerda aponta que deitar em posições que façam pressão na lombar ou na cervical podem fazer o indivíduo sentir dores e até mesmo ter a sua respiração prejudicada. Por isso, é preciso ficar atento na melhor posição na hora de dormir: que é de lado, o que na linguagem técnica chama-se de decúbito lateral. Assim, ele recomenda:- Utilizar um travesseiro de altura suficiente para preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, que irá manter sua coluna alinhada; - Colocar um travesseiro entre as pernas, na altura dos joelhos, para evitar a sobrecarga da coluna lombar pelo posicionamento de uma perna sobre a outra;- Escolher um colchão que proporcione equilíbrio, ou seja, nem muito fofo e nem muito duro. E evite dormir na posição de bruços (decúbito ventral). 

Qual o melhor colchão?

O ortopedista conta que existem dois tipos de colchões, o de mola e o de espuma, sendo que o primeiro tem uma durabilidade maior, podendo chegar a oito anos, e o de espuma dura aproximadamente quatro anos. Mas, eles devem ser escolhidos de acordo com as características e as preferências de cada um. “Ambos têm suas vantagens. O colchão de molas tem uma durabilidade maior e para camas de casal eles são muito bons, pois se adequam aos indivíduos de forma independente. Já o de espuma, cada fabricante tem uma densidade adequada ao peso da pessoa, não pode ser nem muito duro e nem macio demais”, alega Lacerda.

O médico também alerta sobre o tempo de uso, pois o produto que já passou da validade não retorna para algumas posições. “Eles deixam buracos e estas falhas causam uma sobrecarga na coluna, podendo comprometer a saúde da mesma”.

Algumas dicas úteis são: não deixar o travesseiro mais alto que a linha do ombro e evitar colocar o braço por baixo do travesseiro. Uma outra dica importante é que em alguns colchões recomenda-se virá-los de lado a cada três meses, pois aumentam sua longevidade e diminui as deformações comuns do uso contínuo (consulte o fabricante).

“Qualquer sintoma ou desconforto, procure o médico”, recomenda o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES