Novembro Azul: Conheça 5 fatos importantes sobre o câncer de próstata

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante esse período, vão chover mensagens sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desse tumor, o mais comum entre os homens (desconsiderando o de pele). E a SAÚDE não vai ficar de fora, claro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o o início da campanha Novembro Azul, se intensifica o alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2018 foram registrados 68.220 novos casos da doença, e 15.391 mortes. Os dados são do Instituto Nacional de Cancer (INCA). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, que contém os espermatozoides. 

Confira abaixo 5 fatos importantes sobre o câncer de próstata:

Como se manifesta

Alguns dos tumores na próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, tornando sua presença perceptível apenas através de exames.

Doença silenciosa

O câncer de próstata não apresenta sintomas, mas, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Quando surgem, os sintomas podem ser: dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor.

Tabu desnecessário

Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up, um pouco mais cedo que o normal, a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

É hereditário?

Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up, um pouco mais cedo que o normal, a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

Tem colesterol alto? Cuidado!

Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata. Pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES