Novo recorde: Internet de fibra mais rápida do mundo atinge 178 Tb/s

Nesta velocidade seria preciso de menos de uma hora para baixar todos os dados que compuseram a primeira imagem de um buraco negro.

Internet | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo recorde de internet mais rápida do mundo foi atingido, através de um grupo de engenheiros do Reino Unido e Japão. A velocidade de 178 terabits por segundo (Tb/s) foi transmitida utilizando redes de fibra ótica já existentes, no entanto, utilizando novas maneiras de modelar a luz antes da transmissão. As informações são do Tecmundo. 

A pesquisa, liderada pela Dra. Lidia Galdino, da UCL (University College London), em parceria com as empresas Xtera e KDDI Research, afirma que nessa velocidade é possível baixar toda a biblioteca da Netflix em menos de um segundo.

CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA AQUI

O método foi conduzido da seguinte maneira, segundo a publicação do estudo: eles conseguiram aumentar a transmissão de dados usando uma gama muito mais ampla de cores de luz (comprimentos de onda), que normalmente é usado em redes de fibra óptica. Após isso, foi possível atingir uma largura de banda de 16,8 THz (Terahertz). Isto é o dobro do espectro limitado para sistemas de banda larga comercial, que podem atingir 9 THz. O método também envolveu o desenvolvimento de novas constelações de Forma Geométrica (GS). Estes padrões combinam os sinais que alteram a fase, brilho e polarização da luz/comprimento de onda, diz a pequisa. 

Internet atinge 178 TBS/s (Reprodução)

Um ponto importante dessa marca é que a técnica pode ser implantada em uma infraestrutura já existente, conforme os pesquisadores. No caso, teria a necessidade de atualizar os amplificadores nas rotas de fibra óptica em raios de 40-100 km. Para efeito de comparação, é citado que a atualização custaria cerca de £ 16 mil, enquanto uma instalação nova de fibra óptica pode custar até £ 450 mil o quilômetro. "Embora as atuais interconexões de data center em nuvem [...] sejam capazes de transportar até 35 Tb/s, estamos trabalhando com novas tecnologias que usam de forma mais eficiente a infraestrutura existente", disse a Dra. Galdino.

Nesta velocidade seria preciso de menos de uma hora para baixar todos os dados que compuseram a primeira imagem de um buraco negro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES