O Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?

Essa preocupação é procedente? Independente dos produtos de origem animal, o Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos consumidores têm associado o consumo de alimentos de origem animal, principalmente das carnes, à contaminação do Covid-19. Essa preocupação é procedente? Independente dos produtos de origem animal, o Covid-19 pode ser transmitido por alimentos?

Essas e outras questões foram respondidas pela professora Aline Cesar, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A docente participou da gravação do podcast Estação Esalq, produzido pela Divisão de Comunicação da unidade da USP em Piracicaba.

Segundo a docente, os animais de produção são fontes de transmissão do coronavirus desde que esses estejam contaminados, mas o cozimento em casa garante a segurança do consumidor. “O coronavirus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. É importante, no entanto, que os produtos de origem animal não sejam consumidos crus ou mal passados. Eles devem ser cozidos a uma temperatura mínima de 71oC”.

A entrevista na íntegra pode ser acessada no www.facebook.com/esalqmidias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES