O mistério da flor que tem 90 milhões de acessos por dia no Wikipedia

O número representa 20% de todo o tráfego mundial de um dos centros de dados da Wikimedia.

O mistério da flor que tem 90 milhões de acesso por dia no Wikipedia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma flor roxa chamada margarida Michaelmas, que passaria despercebida em qualquer jardim, ganhou notoriedade mundial após sua imagem passar a receber até 90 milhões de acessos diários no site da Wikipédia. O número representa 20% de todo o tráfego mundial de um dos centros de dados da Wikimedia.

Quem primeiro percebeu esta explosão de buscas pela margarida foi o Phabricator, uma plataforma de colaboração da mantenedora da enciclopédia livre. Uma postagem revelou: “Percebemos hoje que obtivemos cerca de 90 milhões de acessos por dia de vários provedores da Índia”.

O que mais chamou a atenção da equipe foi que as postagens tinham origem em uma infinidade de IPs totalmente diferentes que, no entanto, seguiam um padrão de tráfego diário, o que levou à hipótese de que um aplicativo móvel, predominantemente usado na Índia, estaria fazendo um link com a imagem para carregá-la como tela inicial, por exemplo.

A curiosidade pela origem dos acessos acabou se transformando em uma necessidade, quando as solicitações começaram a atingir cerca de 20% de toda a demanda de tráfego processada no EQSIN, um cluster de dados da Wikimedia em Cingapura.

Como os dados de acesso à Wikipédia são públicos, qualquer pessoa poderia notar um gráfico com pedidos diários de acesso à imagem da flor. Antes de 8 de junho, a margarida recebia algumas centenas de visualizações. Em 9 de junho, o número subiu para 2.154; no dia seguinte chegou a 15.037 e no dia 30 de junho atingiu mais de 15 milhões de acessos diários.

Na segunda-feira passada (8), o diretor de Aprendizado de Máquina da Wikimedia, Chris Albon, jogou o mistério em sua conta no Twitter. Uma das respostas apontou que o grande aumento nos pedidos para ver a flor coincidiu com o dia em que o governo da Índia baniu o TikTok do país (26 de junho de 2020).

Seguindo a pista, os investigadores chegaram a um aplicativo clone do TikTok, que estava fazendo as tais solicitações. Embora a Wikimedia não tenha revelado, especulam-se dois nomes: o Mitron e o Say Namaste. Um acordo entre a fundação e os desenvolvedores deverá solucionar o problema com uma atualização do app.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES