O perfume de Cleópatra é estudado por pesquisadores

Pesquisadores da Universidade do Havaí recuperam aromas à base de mirra usados pela rainha egípcia há dois mil anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história do perfume remonta aos primórdios da civilização. E foi no Egito que o produto se consagrou. Embora o olfato seja o mais efêmero dos sentidos, pesquisadores da Universidade do Havaí acabam de fazer uma importante descoberta sobre a essência usada por um dos personagens mais famosos da antiguidade, a rainha Cleópatra (69 a.C a 30 a.C). 

Vicent Vilargada

Com base em escavações feitas num local chamado Tell Timai, onde ficava a antiga cidade egípcia de Tmuis, no delta do Nilo, os pesquisadores Roberto Littmann e Jay Silverstein identificaram em antigas ânforas vestígios de ingredientes aromáticos usados há dois mil anos. Esses perfumes primordiais não utilizavam álcool e nem eram líquidos, mas uma mistura pegajosa à base de óleos vegetais, como uma pomada.

As escavações em Tmuis começaram há uma década e, em 2012, os arqueólogos descobriram a casa de um comerciante de perfumes que contava com uma área destinada para a fabricação do produto. Elas revelaram também fornos onde se fabricavam frascos de perfume feitos com argila.

Frasco de argila usado para perfumes egípcios: produto milenar com funções ritualísticas (Crédito:Divulgação 

 Não restaram aromas nesses objetos, mas a partir de uma análise química com iodo, os ingredientes puderam ser identificados. Sabe-se hoje que Tmuis foi o lugar onde se produziam os aromas mais conhecidos da antiguidade. As essências Mendesian e Metopian, à base de mirra, extraída de uma árvore espinhosa africana, eram o Channel nº 5 e o Coco Madeimoselle da antiguidade. Além da mirra, outros ingredientes desses extratos ancestrais eram o azeite de oliva, o cardamomo e a canela.

Odor de rosas

Os egípcios davam grande importância aos perfumes e acreditavam que eram o suor do deus sol Rá. Frascos do produto acompanhavam os faraós nas suas tumbas. Cleópatra, última rainha da dinastia ptolomaica, amante de dois generais e líderes políticos romanos, Júlio César e Marco Antônio, gostava de untar todo seu corpo com essências aromáticas e impregnava de odor de rosas até as velas de seu barco. Costumava deixar um rastro perfumado por onde passava e antes de se suicidar com uma picada de víbora se besuntou da cabeça aos pés, possivelmente com um Mendesian. “É uma grande emoção cheirar um perfume que ninguém cheirou durante 2 mil anos e que Cleópatra pode ter usado”, disse Littman. Arome-se.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES