O que acontece com nosso cérebro e quais os benefícios do sonho?

Neurocientista explica que o sonho é um momento em que todos nós nos tornamos funcionalmente psicóticos

sono | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faz pouco tempo que os cientistas se dedicam à estudar o motivo pelo qual dormimos.  Até pouco tempo, não havia consenso entre os estudiosos sobre os benefícios do sono, nem por que a sua privação é capaz de causar danos irreparáveis à saúde.

O psicólogo britânico Matthew Walker, especialista em sono, fez um vídeo, descrevendo o que acontece no nosso cérebro quando sonhamos.

Transcrito pelo site Insider, o vídeo contém algumas das explicações mais impactantes do livro sobre a importância do sono e dos sonhos, insônia e os malefícios do uso de medicamentos para dormir.

Cientistas passaram a estudar há pouco tempo os motivos pelo qual dormimos (Foto: Reprodução)

Conforme o neurocientista, o sonho é um momento em que todos nós nos tornamos funcionalmente psicóticos. E justifica: primeiro você vê coisas reais que não existem (alucinação). Depois, passa a acreditar em coisas que não são reais (delírio) e, finalmente, você fica confuso sobre tempo, lugar e pessoa, numa flagrante crise de desorientação.

Mas a coisa não para por aí: durante os sonhos, as emoções se descontrolam, caracterizando uma labilidade emocional e, quando acorda depois de viver tudo isso, geralmente não se lembra de nada. Conclusão: você está com amnésia. Ou seja, se você experimentasse qualquer desses sintomas acordado, provavelmente teria que se submeter a um tratamento psicológico e psiquiátrico.

Como é do conhecimento de muitas pessoas, os sonhos acontecem durante um estado do sono chamado de "movimento rápido dos olhos" (R.E.M.), e oferecem dois benefícios principais para o nosso cérebro. O primeiro deles é um incremento na criatividade, que acontece quando o cérebro confronta as informações recém-aprendidas com o "catálogo" de informações autobiográficas armazenadas no cérebro.

Isso resulta em novas conexões que Walker chama de "alquimia informacional", quando, através de associações realizadas em uma mente revisada, conseguimos elaborar novos insights para problemas não resolvidos antes de dormir. Para o cientista, a expressão "dormir sobre um problema" é plenamente justificável, pois é possível acordarmos com novas soluções.

O segundo benefício do sono com sonhos é funcionar como uma verdadeira terapia, pois é durante esse tipo de sono que conseguimos tirar a dor de experiências emocionais difíceis, garante Walker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES