O que aconteceria se a Terra parasse de Girar?

Dia e noite, inverno e verão. As diferenças entre as estações e períodos do dia são possíveis graças a dois movimentos de Rotação e Translação

Planeta Terra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Desaceleração do planeta

Caso a Terra parasse de girar, provavelmente o processo seria realizado de maneira gradativa. Por essa razão, demoraria um pouco até que percebêssemos a desaceleração. Os primeiros sintomas a serem percebidos seriam os prolongamentos de dias e noites. De pouco em pouco, os períodos de luz e escuridão começariam a ser cada vez maiores, até que o planeta parasse totalmente.

A falta de rotação acabaria com o conceito de dia e noite, já que teríamos seis meses de exposição solar seguidos de outros seis meses de escuridão. Além disso, o planeta provavelmente perderia seu campo magnético, que serve como uma espécie de escudo contra partículas de altas energias provenientes do vento solar.

Em caso de uma freada brusca

Havendo uma paralisação mais brusca, em que a Terra realmente parasse de uma hora para outra, os danos causados ao planeta não seriam apenas percebidos em longo prazo. Como a velocidade de rotação é de cerca de 1.675 km/h, uma “freada” faria com que o planeta inteiro fosse jogado para frente. 

Então, se a freada brusca de um carro faz com que os passageiros sejam jogados “para a frente”, imagine o que não aconteceria com os pobres habitantes da Terra caso o planeta decidisse colocar o pé no freio. “Os corpos arrancados da superfície voltariam a cair, já que 1.675 quilômetros por hora não é uma velocidade alta o suficiente para escapar do campo gravitacional e se perder no espaço”, diz Machado. “Então, todos os destroços sólidos, os oceanos e a atmosfera cairiam de volta.”

Da mesma maneira que acontece com os terremotos, a destruição gerada por esse tipo de desastre iria muito além dos desabamentos. Ondas gigantes, incêndios e seus respectivos efeitos colaterais poderiam ser vistos em escala global.

Reprodução/Gabriel - Flickr

O que aconteceria com os humanos?

Alguém sobreviveria se a Terra parasse de girar? Segundo a NASA, as pessoas que vivem nos polos do planeta seriam “poupadas pelo apocalipse”, pois para elas os dias continuariam sendo iguais. Apenas seriam afetadas pela já explicada “freada brusca”, que poderia fazer com que as geleiras se desprendessem, por exemplo.

Com exceção das populações polares e seus respectivos animais, vegetais e algas, pouca vida sobraria no planeta. Aos poucos, a inanição seria responsável pelo aniquilamento da raça humana. E se muitas pessoas tentassem fugir para os polos, os ecossistemas seriam desequilibrados, o que causaria ainda mais problemas para o planeta.

VEJA A DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS NO VÍDEO ABAIXO

Com iformações de Galileu e Tecmundo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES